Irmãs Teresitas

História

As IRMÃS CARMELITAS EVANGELIZADORAS DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, conhecidas como IRMÃS TERESITAS, foram fundadas na Diocese de Bragança, na Paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Guamá-PA, no dia 25 de março de 1996, Solenidade da Anunciação do Senhor. Nascem num contexto de comunhão às respostas da Igreja para efetivar uma Nova Evangelização, a pedido do Papa João Paulo II nas décadas de 1990 a 2000. Caso raro na Igreja, as Irmãs Teresitas foram fundadas por uma leiga missionária, a senhora Fátima Soares Souza Rabelo (esposa do também missionário senhor Carmelito P. Rabelo e mãe de quatro filhos) acompanhada de seu diretor espiritual Pe. Giovanni Incampo (barnabita) e as irmãs Sônia da Ssma. Trindade e Cidlene da Eucaristia, que permaneceram do grupo de quatro teresitas que formaram a primeira comunidade a viver e consolidar o carisma. O apelo de Deus iniciou na vivência do grupo de jovens intercessoras que se reuniam semanalmente em oração pela santificação do clero, inspiradas na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, na cidade de Vigia de Nazaré, quando o casal de missionários mineiros atuava na Paróquia a convite do então pároco, Padre Giovanni Imcampo. Transferidos para São Miguel do Guamá-Pa e pela graça do Espírito de Santo, muita oração, escuta da Palavra, comunhão e partilha, o apelo de Deus foi amadurecido e a Providência Divina possibilitou meios necessários para o início da Família Religiosa das Irmãs Teresitas.

As Irmãs vivem em comunidade e professam os votos religiosos de pobreza, obediência e castidade. Consagram-se no carisma de serem hóstias vivas ao Amor Misericordioso, pela santificação dos sacerdotes, como Santa Teresinha, numa confiança desmedida ao Amor. Movidas pela experiência deste amor, evangelizam para tornar o “Amor conhecido e Amado” e dedicam a atenção pastoral ao mais vulneráveis, sobretudo adolescentes em situação de risco social. O querigma ou primeiro anúncio, é o centro de toda ação evangelizadora desenvolvida pelas Irmãs e a repercussão social desse anúncio está na dedicação às causas sociais, mais especificamente voltada à adolescência. As Irmãs, pela vivência da espiritualidade carmelitana, buscam a união com Deus na Eucaristia, na oração contemplativa e no silêncio. Cultivam extrema devoção à Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora do Carmo, conforme a doutrina de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Em 1998 a Congregação foi reconhecida de Direito Diocesano pelo senhor Bispo Dom Luís Ferrando. Na diocese de Bragança estão presentes na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bragança; em São Miguel go Guamá-Pa, onde mantém a Casa Sede e formação e o Projeto Social Gente Nova, de atendimento à meninas adolescentes em situação de risco social e de exploração sexual. Atuam ainda, em São Miguel do Guamá, nas Paróquias Cristo Crucificado e São Miguel Arcanjo. Na cidade de Ipixuna do Pará atuam na Paróquia Nsa. Senhora do Perpétuo Socorro. A Diocese de Ponta de Pedras, uma comunidade de Irmãs Teresitas vive em missão na Paróquia São Miguel Arcanjo, na Vila São Miguel do Pracuúba em Muaná. Na Arquidiocese de Belo Horizonte – MG as irmãs mantém uma casa de estudo e missão que atua junto ao Projeto Providência de atendimento à crianças e adolescente das regiões periféricas e, estão inseridas na realidade social e pastoral da Paróquia São Gabriel. Os grupos de Intercessão pelos sacerdotes continuam a se reunir semanalmente, nas mesmas regiões ondem residem as irmãs e atualmente são formados por casais, senhoras e jovens.

As Irmãs Teresitas chegando aos 25 anos de existência contemplam seu carisma diante de um apelo renovado, a partir do alegre convite do Santo Padre, o Papa Francisco, a uma nova etapa de Evangelização, na ‘Alegria do Evangelho’. E assim, as Irmãs Teresitas testemunham seguir na reconfortante alegria de evangelizar, pois como afirma Santa Teresinha do Menino Jesus, “Uma alma abrasada em amor não pode permanecer inativa.”

Casa Geral

Comunidade Santa Teresinha

Avenida Magalhães Barata, 906

Bairro: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

CEP. 68.660-000 - São Miguel do Guamá - PA

E-mail: irmasteresitas@hotmail.com

Outros contatos

Comunidade Mãe da Divina Providência - Bragança

Celulares:

E-mail: irmasteresitasmdp@hotmail.com

Irmã Cidlene, Superiora Geral da congregação; Tia Fátima, fundadora da congregação; e Irmã Sônia, primeira irmã da congregação.

Entre os muitos trabalhos que as irmãs desenvolvem, está especialmente o trabalho com adolescentes.

Irmãs Teresitas em missa na Catedral Nossa Senhora do Rosário

Casa Geral das Irmãs Teresitas

Retiro anual das irmãs Teresitas, no EFAC - Bragança

A defesa das crianças e adolescentes é uma das bandeiras da Congregação das Irmãs Teresitas, onde quer que estejam