Irmãs Missionárias

História

O Instituto das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus, com a casa generalícia situada na Diocese de Bragança- Pará- Brasil, teve origem pelo trabalho e zelo do Servo de Deus Dom Eliseu Maria Coroli, Barnabita, no ano de 1948. Este, ao chegar à cidade de Ourém-Pará-Brasil, em 1930, como missionário, encontrou um povo excessivamente carente de recursos sociais e espirituais. Vendo que a seara era imensa e os operários eram poucos e, inspirado no amor de Santa Teresinha do Menino Jesus pela Igreja missionária e pelas missões, fundou a Congregação, com a finalidade principal de ajudar os sacerdotes no trabalho de evangelização e dar assistência à infância, à juventude e aos doentes.

A fundação oficial realizou-se com o início do noviciado canônico da 1ª turma de Irmãs, em 25 de março de 1954. Em 25 de março de 1976, foi erigida em Congregação de Direito Diocesano e, em 01 de outubro de 1982, foi constituída em Congregação de Direito Pontifício.

Irmã Edith Almeida de Sousa, cofundadora da Congregação, falecida em 19 de dezembro de 2019, aos 99 anos de idade, foi a principal colaboradora de Dom Eliseu. Durante os anos em que esteve à frente da Congregação, no exercício do cargo de Superiora Geral, expandiu a Congregação em várias Dioceses fora do Pará e até no exterior. Com 66 anos de fundação oficial, as Missionárias de Santa Teresinha estão presentes em três países: Brasil, Itália e Angola.

As Irmãs Missionárias de Santa Teresinha professam 04 votos: Castidade, Obediência, Pobreza e Apostolado da Alegria. Seguem a Infância Espiritual de Santa Teresinha, e têm por base de toda a sua espiritualidade a Ressurreição de Jesus. Fazem ainda o apostolado de orações e sacrifícios pelas vocações sacerdotais, pela perseverança dos sacerdotes e pela eficácia de seu ministério, à imitação de Santa Teresinha que se tornou carmelita, especialmente para rezar pelos sacerdotes.

O Carisma Congregacional que motiva as atividades missionárias é o “Apostolado da Alegria”, que consiste em dar testemunho jubiloso da alegria cristã e da felicidade de ser consagrada, espalhando a alegria pela Ressurreição de Jesus.

As Missionárias de Santa Teresinha procuram levar avante o ideal deixado por Dom Eliseu: “IRRADIAR ALEGRIA NO CÉU E NA TERRA”.

Casa Geral

Av. Marechal Floriano Peixoto, 1848 – Centro

68600-000 – Bragança – PA – Brasil

E-mail:  imsteresinha@hotmail.com

Serviço de Animação Vocacional - SAV

Irmã Kelly Simone da Silva Osório - Coordenadora do SAV da Congregação - Fone: (91) 98106-5136

Irmã Ana Maria Ribeiro - Fone: (91) 98145-5771

Irmã Maria Nasaré de Melo – Fone: (91) 99287-7781

Irmã Margarida Pantoja - Superiora Geral

Irmã Edith Almeida (Na frente) - Co-fundadora da congregação e Irmã Margarida Pantoja (Atrás) - Atual Superiora Geral

Profissão religiosa de uma das irmãs

Retiro espiritual das irmãs

Irmãs Missionárias em reunião com o bispo diocesano e o pároco da Catedral

Assembleia da Congregação

Irmãs Missionárias em Bonfim

As Irmãs Missionária também estão presentes em Angola

Crianças da Escola Santa Teresinha, em Angola

Irmãs da comunidade de Roraima

As Irmãs Missionárias de Santa Teresinha surgiram oficialmente em 25 de março de 1954, data em que teve início o noviciado canônico da 1ª turma de Irmãs.

Fundação 1954
Casa Geral (91)3425-2800