Encontro de Casais com Cristo celebra 50 anos em Missa no Santuário Nacional de Aparecida

No próximo domingo, 26 de julho, o Encontro de Casais com Cristo (ECC) vai celebrar seu Jubileu de Ouro com uma Missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida. A celebração será presidida pelo bispo da diocese de Formosa (GO) e assistente eclesiástico nacional do ECC, dom Adair José Guimarães.

Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, não haverá a tradicional romaria que reúne centenas de casais na Basílica. Além disso, respeitando todos os protocolos de segurança e orientações dos órgãos de saúde, a celebração não terá a presença de fieis. Apenas estarão presentes cinco casais da coordenação nacional do ECC representando todo o movimento.

A celebração da Santa Missa será às 12h e terá transmissão pela TV Aparecida e pelo canal do YouTube do Santuário.

A celebração do período Jubilar do ECC, aberto durante o XXII Congresso Nacional do ECC realizado em Brasília em julho de 2019, será encerrado com os Congressos das Regiões em 2021.

História

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) foi criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, e foi desenvolvido em três etapas distintas, cada uma com características e finalidades próprias. A proposta foi encaminhada à Arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então arcebispo, dom Paulo Evaristo Arns.

ECC Regional Sul 1: Fundador

Padre Alfonso Pastore, fundador do ECC. Foto: eccregionalsul1.blogspot.com

Padre Alfonso Pastore não perdeu tempo e tratou de organizar o primeiro encontro com a máxima urgência. E nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Pompeia. Outros encontros foram realizados logo em seguida, nos meses de agosto, setembro e outubro.

O ECC se expandiu rapidamente para outras paróquias de São Paulo, para outras cidades do Estado de São Paulo, gradativamente para outros brasileiros e, finalmente, para todo o País.

O rápido crescimento exigia a criação de normas que mantivessem a essência do encontro onde quer que ele fosse realizado em qualquer lugar do País.

Assim, em 1985, foi criado o Documento Nacional, reunindo os conteúdos produzidos pelo próprio Padre Alfonso Pastore e pelo casal Kleber Antônio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira, de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais. O Documento Nacional é uma espécie de Constituição do ECC.

Em 50 anos de existência, mais de 3 milhões de casais vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo e testemunham as mudanças em suas vidas.

“O Espírito do ECC é a simplicidade, a doação, a oração, a pobreza, a humildade. Este é o caminho de Cristo, de São Francisco. Este é o caminho que liberta o coração e possibilita a fraternidade, que é o sinal do Reino do Pai”, padre Alfonso Pastore, fundador do ECC.

Tirado do site da CNBB Nacional