Quito 2024: começa oficialmente a preparação ao Congresso Eucarísticio Internacional

Uma coletiva de imprensa com a presença do arcebispo de Quito e do presidente dos bispos do país deu o pontapé oficial para preparar o 53º Congresso Eucarístico Internacional que será realizado de 8 a 15 de setembro de 2024 na capital do Equador. O evento dedicado à América Latina e ao valor da Eucaristia para a evangelização também irá comemorar os 150 anos da primeira nação do mundo em se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus.

vatican news

É oficial: o arcebispo de Quito, dom Alfredo José Espinoza Mateus, e o presidente da Conferência Episcopal do Equador, dom Luis Cabrera, em coletiva de imprensa, anunciaram na tarde desta quarta-feira (26) o 53º Congresso Eucarístico Internacional que será realizado de 8 a 15 de setembro de 2024 na capital do Equador. O tema, de grande atualidade no mundo pelo sofrimento com guerras e violência, foi aprovado pelo Papa Francisco: "Fraternidade para curar o mundo. 'Vocês são todos irmãos' (Mt 23,8)".

Com essa comunicação, segundo nota do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, começa oficialmente a preparação logística, organizacional e espiritual do IEC2024, que também envolve os delegados nacionais nomeados pelas Conferências Episcopais dos diversos países. Após o encontro na Hungria - precisamente em Budapeste no início de setembro de 2021, com a participação do Papa Francisco na missa de encerramento com cerca de 100 mil pessoas - o evento de 2024 será dedicado à América Latina e ao valor da Eucaristia para a evangelização. A exortação de dom Espinoza na época foi de convidar os membros da Igreja a percorrer um caminho entre Budapeste e Quito marcado pela "revolução do amor" e sob a proteção de Nossa Senhora del Quinche, padroeira da arquidiocese local.

O anúncio da sede no Equador

A Arquidiocese de Quito como sede do encontro já tinha sido anunciada pela Sala de Imprensa da Santa Sé em março de 2021, com a aprovação do Papa Francisco e "por ocasião do aniversário de 150 anos da consagração do Equador ao Sagrado Coração de Jesus". Segundo manifestação dos bispos naquela ocasião, a consagração "faz parte do patrimônio espiritual intangível da nossa identidade como equatorianos". Na oportunidade, também expressaram alegria pela escolha que nasce do amor que o Papa Francisco tem pelo Equador, o primeiro país latino-americano que ele visitou em 2015.

Em setembro de 2021, uma delegação daquele país, liderada pelo arcebispo de Quito, dom Alfredo José Espinoza Mateus, chegou a visitar a sede do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais com o intuito de fazer consultas e preparar o "grande encontro eclesial". O evento - que se realiza a cada quatro anos e é considerado o maior evento da Igreja católica no mundo - vai receber delegações de bispos, religiosos, fiéis e leigos de vários países para manifestar, segundo as próprias palavras do Papa Francisco, "a fecundidade da Eucaristia para a evangelização e a renovação da fé no continente latino-americano".