Papa: os santos eram de carne e osso, como nós, com o estilo de Deus

Francisco lançou um tuíte neste início de semana recordando novamente que todos podemos buscar a santidade, porque os santos "mostram de modo narrativo e compreensível o estilo de Deus na vida das pessoas não muito diferentes de nós". Através deles, "Deus se torna presente e nos fala", por sua vez afirmou João Paulo II ao promulgar em 1983 a Constituição Apostólica 'Divinus perfections magister' que agilizou os processos de canonização.

vatican news

“Leiamos a vida dos santos, pois eles mostram de modo narrativo e compreensível o estilo de Deus na vida das pessoas não muito diferentes de nós, porque os santos eram de carne e osso, como nós. As suas ações falam às nossas, ajudando-nos a compreender o seu significado.”

Assim o Papa Francisco lançou um tuíte nesta segunda-feira (7), reforçando a busca pela santidade por cada um de nós já que, como antecipava João Paulo II na sua Constituição Apostólica Divinus perfectionis magister de 1983, estamos "rodeados por uma tão grande nuvem de testemunhas através das quais Deus se torna presente e nos fala", fazendo com que nos sintamos "fortemente atraídos para alcançar o seu Reino no céu, por meio do exercício das virtudes". As novas normas determinadas pelo Papa polonês - junto à reforma do Código de Direito Canônico - agilizaram os processos de canonização, como escreveu no documento o próprio João Paulo II:

"Depois das experiências recentes, pareceu-Nos oportuno rever o procedimento de instrução das causas e dar um ordenamento à referida Congregação para as Causas dos Santos, indo deste modo ao encontro das exigências dos estudiosos e dos pedidos dos nossos irmãos no episcopado, que várias vezes solicitaram um procedimento mais ágil, sem que fosse prejudicada a solidez das investigações num tema tão sério. Além disso, pensamos que, à luz da doutrina sobre a colegialidade proposta pelo Concílio Vaticano II, seria conveniente associar os Bispos à Sé Apostólica no tratamento das Causas dos Santos."

40 anos da constituição apostólica de JPII

O tema será analisado inclusive em âmbito internacional por um simpósio promovido pelo Pontifício Comitê de Ciências Históricas, em colaboração com o Dicastério das Causas dos Santos e intitulado "Modelos de santidade e canonizações há 40 anos da Constituição Apostólica Divinus perfectionis magister (1983-2023)". O evento começa na próxima quarta-feira (9) na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. No primeiro dos três dias serão analisados estudos históricos e a prática canônica de beatificação e canonização, contando inclusive com a participação do prefeito do Dicastério das Causas dos Santos: o cardeal Marcello Semeraro vai falar sobre a vocação universal à santidade.

O simpósio internacional será apresentado em coletiva de imprensa nesta terça-feira (8), às 11h30 na Itália, 7h30 no horário de Brasília, com transmissão ao vivo via streaming, em língua original, pelo canal do Vatican News no YouTube.

Dúvidas? Entre em contato
91 3425-1108

Praça da Catedral, n° 368. Centro. Bragança-Pará.

secretario@diocesedebragancapa.org.br

Boletim de Notícias

Deixe seu e-mail para ser avisado de novas publicações