Missas, no próximo domingo, 16 de maio, marcarão a celebração do 55º Dia Mundial das Comunicações

No próximo domingo, 16 de maio – solenidade da Ascensão do Senhor, será celebrado o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem como tema: “Vinde ver! (Jo 1,46) Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. A data será celebrada com duas missas, transmitidas direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).

A primeira celebração, às 8h, será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, com transmissão pelas emissoras católicas Século 21, Rede Vida, TV Horizonte, Pai Eterno e TV Nazaré.

A segunda, às 15h, será presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Para Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol.

A celebração contará com transmissão da TV Horizonte, Evangelizar, Milícia da Imaculada, Aparecida, Canção Nova, Nazaré e Web Bom Jesus. Ambas as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais da Pascom Brasil, da CNBB e por rádios católicas.

Semana da Comunicação

Para marcar o caminho celebrativo até o próximo domingo, uma série de lives – que teve início nesta segunda-feira dia 10 de maio – , foi preparada pela equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil), Signis Brasil, Rede Católica de Rádio, com o apoio do Sepac Paulinas. As lives serão marcadas pela oração e formação na próxima quarta (12) e sexta-feira (15).

“A crise editorial corre o risco de levar a uma informação construída nas redações, diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem ‘gastar a sola dos sapatos’, sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações. Mas, se não nos abrimos ao encontro, permanecemos espectadores externos, apesar das inovações tecnológicas com a capacidade que têm de nos apresentar uma realidade engrandecida onde nos parece estar imersos”.

Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021.

12 de maio, às 20h – Gastar as Solas dos Sapatos

A expressão citada pelo Papa Francisco em sua mensagem dá título à segunda noite formativa. Os membros do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom) da CNBB farão o aprofundamento da carta aos comunicadores na quarta-feira, 12 de maio, às 20h.

Integram o Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Aline Amaro, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Manuela Castro e padre Tiago Sibula, e os bispos da Comissão, dom Joaquim Mol e dom Edilson Nobre.

14 de maio, às 20h – A Coragem dos Jornalistas

A terceira noite de celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais contará com o testemunho de jornalistas e comunicadores, destacando a coragem dos jornalistas. A live será na sexta-feira, 14 de maio, às 20h e será conduzida por Alessandro Gomes e Osnilda Lima, presidente e vice-presidente da Signis Brasil – Associação Católica de Comunicação. Os convidados são:

• Tainá Aragão. Manauara (AM), jornalista pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade de Brasília (UnB). Estudou cinema documental na Universidad de La Habana (Cuba). Atualmente vive em Santarém (PA). Trabalha principalmente com temas socioambientais, direitos territoriais, mudanças climáticas, grandes projetos de infraestrutura e povos tradicionais na Amazônia brasileira.
  • Janaina Souza. Jornalista formada pela Universidade Federal de Roraima, colaboradora da Rede de Notícias da Amazônia
  • Luis Miguel Modino. Padre Diocesano de Madri, Espanha. Missionário Fidei Donum no Brasil desde 2006. Vive em Manaus (AM), membro da Equipe de Comunicação do CELAM. Corresponsável de Religión Digital no Brasil. Colaborador de Vatican News e IHU – Instituto Humanitas Unisinos.

“Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmara, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas”.

Papa Francisco no terceiro tópico da mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Origem do Dia Mundial das Comunicações

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. E no dia 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais.

No vídeo [que segue], o jornalista Silvonei Protz comenta a mensagem do Papa para o 55º Dia Mundial das Comunicações: Clique para assistir.

Com informações da Pascom Brasil

Tirado do site da CNBB Nacional