Dom Jesus volta a celebrar na Catedral de Bragança

Dom Jesus estava ausente das Missas na Catedral de Bragança desde o mês de outubro de 2020.

Na última quinta-feira, 3, a Igreja celebrou a Solenidade de Corpus Christi. Na Paróquia Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Bragança, foram celebradas duas Missas: uma às 08h30min, na Catedral, e outra às 18h00min no Ginásio de Esportes Dom Eliseu Coroli.

Coube a Dom Jesus, após quase 9 meses, presidir a Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi das 08h30min. Ainda seguindo seu roteiro de recuperação, Dom Jesus certamente não voltará a celebrar com frequência diária na Catedral. Mas, é certo que já não estará mais tão ausente, visto que seu estado de saúde já permite que exerça algumas de suas atividades.

Em sua homilia, antes de mais nada, Dom Jesus fez questão de agradecer a todos pelas orações e pensamento positivo que tiveram para com ele durante todo esse tempo em que esteve ausente: "Caros irmãos e irmãs, em primeiro lugar eu quero expressar a minha gratidão pelas vossas orações pela minha saúde. Vocês sabem que eu não passei por um momento muito agradável. Toda vez que se tem que mexer no coração a vida é colocada em risco. Mas, Deus permitiu este momento, de estarmos mais uma vez reunidos celebrando precisamente a festa do seu Filho, Jesus Cristo. O Corpus Christi", disse Dom Jesus.

Em seguida o bispo fez questão de lembrar que, "no Corpus Christi celebramos a Festa da Eucaristia. E pensando bem, o que é a Eucaristia? A Eucaristia, vocês devem recordar comigo aquelas palavras de Jesus: 'este é o meu corpo'. Jesus não estava falando de forma simbólica 'olha, isso parece meu corpo', não. Nada disso! 'Este é'; a afirmação é radical. 'Este é o meu corpo'. De maneira que quando comungamos, não estamos comungando um símbolo; alguma coisa simbólica. Não! Nós estamos comungando o corpo de Cristo. O próprio Cristo. E esta é a realidade do Corpus Christi".

Ao final da homilia a assembleia, de pé, aplaudiu o retorno de Dom Jesus às Missas em sua catedral. Ao final da Eucaristia Padre Raimundo Elias, pároco da Catedral, manifestou sua satisfação e alegria pelo retorno de Dom Jesus.

Após a bênção final, muitos fieis se dirigiram ao bispo para também manifestar alegria por tê-lo de volta.

Nas redes sociais, por onde também se pôde acompanhar a Santa Missa, muitos fiéis comemoraram o retorno de Dom Jesus.

Por Diocese de Bragança do Pará

Imagens: Pascom Catedral