Lenilson Ferreira foi ordenado sacerdote para a Diocese de Bragança

Sem dúvidas uma ordenação sacerdotal é sempre uma grande festa para uma diocese. E a Diocese de Bragança viveu um final de semana de festa, ao ordenar, em três dias distintos, três novos padres para o seu clero. A última das três solenes celebrações aconteceu na noite deste dia 26 de julho, no Ginásio de Esportes Dom Eliseu, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Bragança. Apesar do espaço ser bem grande - capacidade para 5 mil pessoas - as autoridades municipais permitiram que apenas 300 pessoas participassem da celebração, tomando as devidas medidas de segurança exigidas por causa da pandemia.

Assim como em Bonito e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, nos dois dias anteriores, boa parte dos sacerdotes da Diocese de Bragança estiveram presentes à celebração, para acolher o novo sacerdote no clero da diocese. Estiveram presentes também alguns padres religiosos e até de outras dioceses. Entre os padres que aí estiveram, estavam também os Neossacerdotes Manoel Flávio e José Fernando.

E em sua homília Dom Jesus lembrou que, o sacerdócio é uma vida de muitas renúncias. Mas, assim é a vida: escolhemos umas coisas e renunciamos a outras. "Lenilson para chegar aqui teve que renunciar muitas coisas". O sacerdócio é um tesouro, explicou Dom Jesus: "...está lá no campo. Muitos já passaram por ele, mas poucos o encontraram".

Dom Jesus lembrou ainda que o sacerdócio não é uma profissão. É uma vocação, a qual se responde com um sim impregnado de amor. De outra forma não será possível viver bem o sacerdócio. Dom Jesus enfatizou muito, nas três ordenações que, o sacerdote é um servidor: "quem procura se servir, não é digno de ser sacerdote. É melhor que procure outra coisa", afirmou o bispo.

Assim como na ordenação de Padre Fernando, Dom Jesus pediu que Lenilson tivesse consciência de três coisas que fazem parte de sua missão: ser servo da comunidade, deve santificar o povo com os sacramentos e deve ser pastor para conduzir o povo de Deus. "A autoridade é para servir. O poder que é dado (ao padre) é para servir. Não para mandar. Não é para dominar", ressaltou Dom Jesus, enfatizando mais uma vez a importância do serviço.

"Que Deus abençoe toda a tua família; e te consagre e consagre a tua vida para o serviço do povo de Deus. Amém", finalizou Dom Jesus.

Padre Flávio, Padre Lenilson e Padre Fernando, três novos padres para Bragança/ Foto: Rafaela

Em seus agradecimentos o novo sacerdote lembrou sua trajetória vocacional. Agradeceu aos seus formadores, tanto os de aqui do Brasil como os que o acompanharam durante o tempo que morou na Itália. Agradeceu a todos que colaboraram de alguma forma, para que a celebração fosse tão bem organizada. Agradeceu ainda à sua família pela presença e participação durante toda sua caminhada vocacional. Dirigiu palavras de agradecimento e carinho especialmente a seus pais. Agradeceu aos seminaristas menores da diocese por tê-lo aceitado e ajudado na missão que assumira como reitor do seminário em janeiro passado.

Veja aqui o vídeo da ordenação sacerdotal de Padre Lenilson.

Por Diocese de Bragança do Pará