3ª Formação de Base com Agricultores Familiares de Bragança.

Aconteceu no dia 01 de setembro a 3ª Formação de Base com Agricultores Familiares de Bragança. O momento foi realizado na comunidade do KM 12 do Monte Negro, município de Bragança. Durante a formação uma temática chamou a atenção dos presentes, e trás uma profunda reflexão também para nós: a importância dos povos Nativos para a resistência e continuação da vida do planeta e o cuidar da mãe terra, através de suas práticas e saberes adquiridos pelos seus ancestrais.

Os Agricultores trouxeram uma fala muito presente dentro da realidade daquela região do Monte Negro, que é o descaso do poder público, a negação de políticas públicas afirmativas para os sujeitos que estão na produção em seus lotes; além da problemática trazida pelos presentes, que foi o avanço do Agronegócio, com a compra de muitas terras e a expulsão dos camponeses para a cidade. Isso tem levado ao desaparecimento das nascentes, desaparecimento de comunidades tradicionais, provocando o êxodo rural e desocupando as terras para o agronegócio.

Estavam presentes as comunidades KM 8, KM 9, KM 12 e KM 14.

Após a formação foram feitas algumas visitas de campo em lotes produtivos, como KM 18, KM 21 e Comunidade do Jutaí. As formações continuarão na região dos Caetés, sempre incentivando a luta e a resistência de mulheres e homens que produzem alimentos agroecológicos sem veneno. "Viva a agricultura Familiar, que produz com amor, carinho e acima de tudo com respeito a natureza".

Por Vilciney Silva.

Dúvidas? Entre em contato
91 3425-1108

Praça da Catedral, n° 368. Centro. Bragança-Pará.

secretario@diocesedebragancapa.org.br

Boletim de Notícias

Deixe seu e-mail para ser avisado de novas publicações