6ª Formação de Base com Agricultores Familiares

“Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”. (Papa Francisco)

No dia 29 de setembro aconteceu na comunidade do Tauari, a 6ª formação com os agricultores que pertencem a feira do agricultor familiar com o objetivo de: Fortalecer mecanismos de resistências dos agricultores na região frente ao avanço do agronegócio, para tanto faz-se necessário estudar com os agricultores, temáticas que os ajudem a permanecer no lote com qualidade de vida e direitos garantidos, somando o debate proposto pela 6ª Semana Social Brasileira, possibilitando uma ecologia Integral onde o sagrado e bem viver dos respeitados.

Na oportunidade abordou-se outras temáticas como: a valorização dos lotes agrícolas, a importância dos agricultores familiares na produção de alimentos, os saberes ancestrais, a relação de respeito com a natureza.
Os participantes partilharam suas angustias provocadas pela falta de politicas publicas na região, os politico só aparecem na comunidade no período eleitoral, o abandono tem provocado a expulsão das pessoas do campo enquanto que o agronegócio tem financiamento e todo apoio do governo em todas as instancias.
Desafios relevantes:

•  A ausência de politicas publicas;
  •  Mecanização de terra em tempo hábil;;
  • Transporte para o escoamento da produção;
  • Sistemas de irrigação;
  • A feira do agricultor familiar é uma oportunidade de apoio e valorização dos agricultores familiares, onde se vende toda a produção.
  • A formação é coordenada pela Cáritas Diocesana, com apoio da Emater, STTRB, MCP e Comissão da feira

Esse projeto conta com o apoio financeiro da REPAM e cúria Diocesana.

Por Graça Ramos