Agentes da Pascom da Diocese de Bragança realizam o primeiro Encontro Diocesano de Formação presencial

O encontro ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2021 para agentes da Pastoral da Comunicação - Pascom.

Por Matheus Felipe - Pascom/Catedral

O evento foi realizado em Bragança, no EFAC e na Fundação Educadora de Comunicação - FEC. Além da assessoria da Joelma Viana - Rede de Notícias da Amazônia (RNA) e Rede Católica de Rádio (RCR) o encontro teve a presença do jornalista Filipe Sanches (IFPA), Prof. Beto Amorim e Diego Fernando(Projeto Aluno Repórter e Rádio Educadora), Padre Ari (Diretor da Rádio Educadora/Pascom), Diácono Pablo Misley (Vice-diretor Rádio Educadora).

A programação começou na sexta (15) com a recepção dos membros da pascom das 15 paróquias participantes no EFAC, em seguida foi dado inicio a programação na Fundação Educadora onde os agentes da Pascom contaram com um primeiro momento de oração e animação com as irmãs Teresitas logo após houve Apresentação do Projeto Aluno Repórter, feita pelo Prof. Beto Amorim e Diego Fernando seguido de formação sobre Técnicas de produção jornalística – Texto, apuração, pauta, veiculação, com o Jornalista Filipe Sanches (IFPA). O dia encerrou com Santa Missa realizada na capela do Instituto Santa Teresinha celebrada pelo Padre Ari (Diretor da Rádio Educadora/Pascom).

No Sábado (16) pela parte da manhã os Pasconeiros tiveram formação com o tema do encontro: A Pascom e sua missão evangelizadora. Os desafios de uma comunicação responsável, cristã e social ministrada pela Joelma Viana da Rede de Notícias da Amazônia (RNA) e Rede Católica de Rádio (RCR).

Já pela parte da tarde o Diácono Pablo Misley ministrou sobre as redes sociais e produção de conteúdo como instrumento de evangelização, no qual foi repassado uma atividade a respeito do assunto ministrado para produção de conteúdo como Rels, Shorts, Post´s e vídeos seguido de uma visita aos estúdios da Fundação Educadora, Rádio e Tv guiada pelo Prof. Diego Fernando(Projeto Aluno Repórter e Rádio Educadora). A noite foi realizado um Tour pelos pontos turísticos religiosos da cidade de Bragança.

No Domingo houve Santa Missa, celebrada na Catedral Nossa Senhora do Rosário, para o encerramento do encontro da Pascom e abertura diocesana do processo de escuta do Sínodo. Quem presidiu a Santa Missa foi Dom Jesus Maria, bispo da Diocese de Bragança do Pará, concelebrada por Dom Leonardo Ulrich Steineri, Arcebispo da Arquidiocese de Manaus e Padre Hudson de Manaus. Dom Leonardo esteve em visita a diocese de Bragança neste dia.

Após a Santa Missa houve retorno ao EFAC e apresentação do conteúdo produzido pelos grupos formados após a formação ministrada pelo Diácono Pablo Misley. Em seguida, as considerações finais da equipe organizadora do evento e coordenação da Pascom diocesana: Padre Ari e Francisco Edielson, encerrando assim as atividades do primeiro Encontro Diocesano de Formação presencial da Pastoral da Comunicação da Diocese de Bragança do Pará

Toda a programação do evento assim também como a Missa foi transmitida pelas redes sociais da Pascom. (Clique aqui para acessar a Playlist)

Confira os bastidores do encontro feito pelos membros da Pascom de Ipixuna - PA: (Clique aqui)

Para mais fotos e informações do encontro acesse as redes sociais da Pascom da Diocese de Bragança do Pará: Instagram, Facebook e Youtube.

Fotos: Matheus Felipe, Marcos Paulo e Marcos Vinicius