Padre Afonso é sepultado em Bragança

Padre Afonso deu entrada no Hospital Santo Antonio, em Bragança, na segunda-feira, 08, com o que pareciam ser sintomas de problemas renais, visto que o padre se queixava de dores na região dos rins já havia uns dias. E na manhã da terça-feira, 09, veio a óbito depois de um infarto fulminante. O óbito ocorreu por volta de 09h.

1

O caixão com o corpo de Padre Afonso, ainda na capela do Hospital Santo Antonio/ Foto: Fabrício Bragança

No mesmo dia 09 de novembro, após feitos os procedimentos padrões para liberação do corpo, o mesmo foi levado para um sítio de sua propriedade nos arredores de Bragança, onde pôde ser velado pela família e amigos mais próximos.

Momento em que o corpo do padre saía em direção a Tracuateua/ Foto: Fabrício Bragança

Na tarde do mesmo dia 09 de novembro o corpo de Padre Afonso foi levado para Tracuateua, Paróquia São Sebastião, onde o padre residia e era pároco. Ali os seus paroquianos puderam se despedir e fazerem suas últimas homenagens. Também foi celebrada uma Missa de Corpo Presente, presidida por Padre Aldo Fernandes e concelebrada por vários outros sacerdotes.

Fiéis se despedem de seu pároco em Tracuateua/ Foto: Fabrício Bragança

Já a noite do mesmo dia, depois de o cortejo com o corpo passar por várias das comunidades urbanas da Paróquia São Sebastião, o corpo de Padre Carlos Afonso foi trazido para Bragança, para o Salão Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Morro. Ali permaneceu até pouco depois das 15h do dia 10 de novembro, onde depois de ter recebido várias homenagens e de ter sido celebrada uma Missa presidida pelo sobrinho do padre, Padre Valdinei Silva, o corpo foi levado ao Ginásio de Esportes Dom Eliseu Coroli. Ali foi celebrada a Missa de exéquias, com participação de um grande número de sacerdotes, de fiéis, diáconos, religiosas e religiosos. A Santa Eucaristia foi presidida pelo bispo de Bragança do Pará, Dom Jesus Maria.

Padre Valdinei Silva, sobrinho de Padre Afonso, presidiu a Missa de corpo presente na Paróquia Sagrado Coração de Jesus/ Foto: Print/YouTube

Dom Jesus dá a bênção final ao termino da Missa das exéquias no Corolão/ Foto: Matheus Felipe

Após a Missa das exéquias o cortejo com os restos mortais de Padre Afonso seguiu para o Cemitério Campo da Saudade, onde foi sepultado por volta das 19h.

Já era por volta de 19h quando o cortejo chegou ao cemitério onde Padre Afonso foi sepultado/ Foto: Matheus Felipe

Por Diocese de Bragança do Pará