Círio de Bragança 2021 é realizado com carreata

Bragança celebrou neste domingo (14), a edição 118° do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A romaria que ocorreria pela manhã foi realizada a tarde com uma carreata que reuniu centenas de veículos e romeiros. A berlinda ornamentada com flores naturais foi colocada sobre a viatura do Corpo de Bombeiros.

A saída foi da frente da Catedral do Rosário passando pelo bairro do Riozinho, paróquia Sagrado Coração de Jesus no bairro do Morro, Paróquia São João Batista na Vila Sinhá e Paróquia Perpétuo Socorro.

Houve uma visita da imagem na área externa do Hospital Santo Antônio abençoando os doentes e profissionais de saúde.
Muitas famílias ornamentaram suas casas com réplicas da imagem e entoaram hinos de louvor a Nossa Senhora.

Depois de 3 horas de percurso, a Berlinda chegou a Praça Armando Bordallo onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Jesus Maria e concelebrada por sacerdotes das demais paróquias de Bragança.

Em sua homilia o bispo ressaltou que o povo não deve perder a esperança porque dias melhores virão e que Maria tem sido o ponto de apoio nas horas mais difíceis. Nesta pandemia temos Maria como uma Mãe que protege seus filhos. Agradeceu por todas as manifestações de carinho e respeito a Maria durante a festividade.

No encerramento da missa, Pe. Elias agradeceu a todos que colaboraram para com a realização de mais um círio e lembrou que a próxima festividade será em louvor a São Benedito. O sacerdote voltou a criticar o comportamento de pessoas que usam a praça para comercialização e consumo de bebidas alcoólicas e que continuam urinando nas paredes da igreja centenária.

Os fogos de artifício marcaram o encerramento da Santa Missa. Após a bênção, a imagem de Nossa Senhora Nazaré foi colocada na berlinda e reconduzida até a Catedral do Rosário.

A festividade 2021 será concluída no próximo domingo a noite com a realização do Re-Círio.

Reportagem e fotos: J. Bahia, Maycon Ribeiro e Fabrício Bragança.

Tirado do site da fundacaoeducadora.com.br