Lançamento do Cartaz da Festividade de São Benedito 2021 em Bragança do Pará

A Festividade terá como tema: “Oh, Glorioso São Benedito, que a teu exemplo, saibamos amar Jesus na Santíssima Eucaristia”

A devoção por São Benedito marca a história e a cultura de Bragança do Pará. Portanto ontem na missa que marcava o encerramento das programações do Círio 2021 foi apresentado o cartaz e tema da Festividade de São Benedito 2021 que terá seu inicio no dia 18 de dezembro.

Notícia: Pesquisa sobre a Marujada de São Benedito será tema de seminário  em Bragança (PA) - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico  Nacional

Imagem:portal.iphan.gov.br

Confira na integra a Explicação do cartaz feito por Marcio Borges:

No dia da celebração de Cristo Rei, Rei do Universo, fazemos a apresentação do cartaz da Festividade do Glorioso São Benedito 2021. Uma data especial, pois São Benedito se tornou santo ao ser seguidor dos ensinamentos de Cristo, por viver acreditando no amor ensinado por Cristo e por servir com amor, cuidando e alimentando os menos favorecidos.

Sua vida teve Jesus Cristo no centro. Para Benedito, não havia barreira, afinal, o Jesus estava com ele. O pão que ele distribuía às escondidas alimentava os famintos, mas através da Santíssima Eucaristia ele reunia as forças para enfrentar as adversidades. E sabia que sem Eucaristia seria um saco vazio. Em outras palavras, um cristão vazio. Ele precisava estar de pé para fazer cumprir o propósito de Deus em sua vida.

E neste sentido, o tema da Festividade do Glorioso São Benedito de 2021 é um convite a todos: “Oh, Glorioso São Benedito, que a teu exemplo saibamos amar Jesus na Santíssima Eucaristia”. E assim, o fotógrafo Márcio Borges construiu de forma coletiva a arte do cartaz da festa deste ano. O primeiro desafio foi reunir elementos e detalhes num único espaço e enaltecer o tema proposto. Na imagem, não há montagem gráfica, sendo apenas acrescidas as letras e os logotipos.

Descrição:
 Ao centro e à frente está Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia num ostensório.


 Os chapéus de marujas e marujos ladeados ornamentam o andor, representando todos e simbolizando a Marujada.


 Os chapéus das marujas se destacam, bem como o papel da mulher na festividade, com suas fitas e plumagens a enaltecer o brilho da composição.


 Os chapéus dos marujos foram posicionados estrategicamente nos braços do andor porque são os marujos que conduzem a imagem do Glorioso São Benedito do Andor durante a procissão.


 A musicalidade da festa também está representada por meio da rabeca e do tambor.


A imagem do Glorioso São Benedito do altar-mor de sua Igreja segue em destaque na arte. E como é possível perceber, na mão direita ele segura o pão que alimentava pobres e famintos e nos braço, à esquerda, que ele apresenta o verdadeiro alimento, Jesus Cristo na forma de menino, o Rei do Universo, que se faz pão através da Santíssima Eucaristia.

Assim se resume o significado da arte do cartaz da Festividade de São Benedito do ano de 2021.

Que o Glorioso São Benedito nos faça mais cristãos.

Autor do cartaz: Márcio Borges (2021).

Dúvidas? Entre em contato
91 3425-1108

Praça da Catedral, n° 368. Centro. Bragança-Pará.

secretario@diocesedebragancapa.org.br

Boletim de Notícias

Deixe seu e-mail para ser avisado de novas publicações