II Jornada Mundial dos Avós e Idosos

O Santo Padre Francisco decidiu estabelecer em toda a Igreja a celebração da Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, que passou a ser realizada desde 2021, no quarto domingo de julho, próximo à memória litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus.

E neste ano de 2022 foi realizada em nossa Diocese, através das Paróquias em que estão implantadas a Pastoral da Pessoa Idosa, a II Jornada Mundial dos Avós e Idosos, instituída no ano passado pelo Papa Francisco.

Um momento de muita dedicação dos Coordenadores Paroquiais em conjunto com os Padres das paróquias de Augusto Corrêa (São Miguel Arcanjo), Viseu (Nossa Senhora de Nazaré), Ipixuna do Pará (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e Capitão Poço (Santo Antonio Maria Zaccaria).

"Peço a Deus que nos encoraje para continuar expandindo a Pastoral em nossa Diocese e que venham mais pessoas voluntárias para este trabalho de amor para com os nossos idosos e idosas", escreveu a coordenadora diocesana, Glauce Silva, em relatório apresentado após a jornada.

Augusto Corrêa

Missa realizada no dia 26 de Julho às 18h na Paróquia São Miguel Arcanjo em Augusto Corrêa, com a participação de idosos e seus familiares, celebrada pelo Pe. Bruno Farias.

O rito da Missa Festiva em Comemoração ao Dia de São Joaquim e Sant`Ana e em alusão a II Jornada Mundial dos Avós e Idosos, se deu com a leitura pela Comentarista do comentário incluindo trecho da mensagem do Papa aos idosos, em seguida em Procissão de entrada com a Coordenadora Diocesano e Secretária Diocesana (Glauce Pereira e Ana Cunha) com o Banner da Pastoral, em seguida a entrada da Bandeira da Pastoral, conduzida pelo Coordenador Paroquial e o Facilitador (Wagner Brito e José Augusto), a líder Joane Brito entrou junto com a Idosa Sra. Margarida representando as visitas realizadas aos idosos mensalmente, os demais líderes entraram em procissão alguns levando nas mãos os instrumentos de trabalho da pastoral. Após as leituras o Padre Bruno leu na íntegra durante a Homilia a mensagem do Papa Francisco aos idosos ressaltando o Tema deste ano da Jornada Mundial dos Avós e Idosos, “Na velhice seguirão dando frutos” (Salmo 92, 15).

Durante o ofertório com um texto preparado para o momento foi ressaltada a importância dos idosos manterem-se ativos, com o cultivo de plantas, resolução de caças palavras, reza do terço e leitura da palavra, estes itens foram ofertados pelas mãos de idosas acompanhadas de líderes. No momento da comunhão os ministros foram até os idosos e idosas que tinham dificuldade para se locomoverem.

Já nos ritos finais o Padre rezou junto com a assembleia a Oração para a segunda Jornada Mundial dos Avós e Idosos, pois a oração foi distribuída a todos os presentes na entrada da Missa. Em seguida o Padre Bruno cantou os parabéns e deu a benção final

Viseu

No dia 24 de julho de 2022 em Viseu na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, através da organização e participação da Pastoral da Pessoa Idosa, realizou-se às 17h a missa em homenagem ao Dia Mundial dos Avós e Idosos, em Alusão a II Jornada Mundial dos Avós e Idosos com a participação de idosos e comunidade em geral.

Ipixuna do Pará

No dia 26 de julho de 2022 em Ipixuna do Pará na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, através da organização e participação da Pastoral da Pessoa Idosa, realizou-se às 18h30min a missa em homenagem ao Dia Mundial dos Avós e idosos, com a participação de pessoas idosas e comunidade em geral.

Capitão Poço

No dia 24 de julho de 2022 (domingo), aconteceu na igreja matriz a Missa em alusão a II Jornada Mundial do dia dos Avós e Idosos às 6h30min, celebrada pelo Padre Benedito Moura.

Foi realizada a leitura da mensagem do Papa Francisco para todos os presentes, a homilia teve vários momentos de alertar os idosos para a garantia de seus direitos respaldado no Estatuto da Pessoa Idosa e chamar a tenção dos violadores que na grande maioria das vezes são netos e muitos deles também filhos.

Na parte final, antes da bênção o Coordenador Paroquial da Pastoral da Pessoa Idosa de Capitão Poço o Assistente Social Denízio Soares, junto a sua esposa e vice coordenadora Francisca Antônia, falaram sobre onde buscar ajuda e denunciar violações de direitos e ainda reforçaram o papel da igreja e da Pastoral da Pessoa Idosa convidando aos paroquianos para estarem sendo capacitados e vir a ser um Líder da Pastoral. Após este momento o Padre Benedito deu a bênção final a todos os idosos e idosas presentes e aos demais presentes encerrando este importante momento.

Por Diocese de Bragança do Pará