Círio 2022: Romaria Rodoviária reúne centenas de automóveis

Centenas de automóveis participaram da Romaria Rodoviária na noite desta sexta-feira (11) como parte da festividade de Nossa Senhora de Nazaré no município de Bragança.

A programação religiosa foi aberta com a celebração da Santa Missa às 18h na Catedral do Rosário. Por lá, foram apresentados dois mantos.

O primeiro foi doado pelas famílias Fontineli e Rotterdam Oleto, cujo o ícone, transmite o tema: Gratidão e Inclusão. A gratidão é pela interseção de Nossa Senhora a seu Filho pela cura e vida de Amanda Fontineli Milhomem que teve leucemia em 2021 e está curada. Amanda é portadora da Síndrome de Down, e gratidão também pela vida de Miguel Alfredo Fontineli e Adriano Fernando Fontineli, ambos dentro do espectro autista.

O segundo manto foi doado pela Família Macedo, representeada pela Carla Macedo, que se pronunciou destacando que sua família faz a doação do Manto há 16 anos. Começou pela sua irmã Betânia que faleceu vítima de câncer, sua mãe Miradelza deu continuidade até também falecer. Carla disse que o Manto é sempre confeccionado pelo mesmo estilista Jorge Bitencourt.

Mesmo tendo vendido a residência da Av. Marechal Floriano no centro, a homenagem continuará sendo feita em frente à casa de uma vizinha por ocasião da passagem da carreata. E foi com o manto doado pela Família Macedo que a imagem de Nazaré foi conduzida pelo Pe. Pablo Milsey de dentro da Catedral até uma viatura dos órgãos de segurança.

Durante a carreata diversas homenagens foram prestadas pelas famílias reunidas em frente as casas, pelas entidades, instituições e hospitais até chegar na Vila do Camutá onde a Santa foi recebida pelo escultor e coordenador comunitário Valdecir dos Santos ”Japão”.

Com cânticos de louvor os moradores foram abençoados pela presença de Nossa Senhora que ficou na Igreja de Nossa Senhora da Conceição durante toda a noite.

Reportagem e fotos: J. Bahia