Círio 2022: Virgem de Nazaré recebe homenagens na Romaria Fluvial em Bragança

Devotos de Nossa Senhora de Nazaré, pescadores e ribeirinhos participaram da Romaria Fluvial realizada na manhã deste sábado (12) em Bragança. A procissão saiu da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Vila do Camutá, subiu as escadarias do Mirante e do alto o bispo coadjutor Dom Possidônio ergueu a pequena imagem abençoando a “Pérola do Caeté”.

O barco Gesse Filho XIX foi ornamentado com flores brancas e amarelas para receber a imagem que foi colocada em um nicho no alto da embarcação.
Animada pela banda musical Cantídeo Golveia, foi dada a saída do Círio Fluvial, formado por dezenas de embarcações de médio e pequeno porte navegando na preamar do Rio Caeté.

Após passar pela frente da cidade em toda a extensão da orla, o barco atracou na ponte do cais de arrimo e o coordenador da procissão fluvial, Jader Turiel, recebeu a imagem repassando aos padres Raimundo Elias e Pablo Misley.

Um cordão de isolamento foi feito sobre a ponte para que a procissão tivesse prosseguimento até o palco onde Dom Possidônio fez um ligeiro pronunciamento e abençoou os devotos, que de mãos erguidas louvaram Nossa Senhora de Nazaré. Os cantores Felipe Bruno e Carla Izabeli prestaram homenagem cantando hinos de Nossa Senhora.

O Manto da Santa foi confeccionado e doado pelo devoto Mateus Amorim que destacou conchas, búzios e peixes numa referência à biodiversidade das praias e dos rios que alimentam as famílias bragantinas.

Autoridades municipais, diretoria da festa e juízes da festividade acompanhados de devotos deram início a caminhada pelo centro comercial de Bragança. Órgãos de Segurança e equipes da paróquia deram apoio durante o trajeto que foi concluído nas escadarias da Residência Episcopal onde foi dada a bênção final.

Conforme dados do pesquisador José Ribamar Gomes de Oliveira, o primeiro Círio Fluvial de Bragança aconteceu no dia 8 de novembro de 1991.

Reportagem: J. Bahia
Fotos: J. Bahia e Fabrício Bragança.