Círio de Bragança homenageia Nossa Senhora de Nazaré

A edição 2022 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré reuniu milhares de devotos neste domingo (13) em Bragança/PA. A procissão começou com a Santa Missa às 06h da manhã na igreja de São Benedito e foi presidida pelo pároco da catedral do Rosário, Raimundo Elias.

O bispo coadjutor da Diocese de Bragança, Dom Raimundo Possidônio, caminhou com a Santa pela praça e repassou ao pároco Raimundo Elias que recebeu a imagem e a colocou no interior da berlinda posicionada na frente do calçadão da orla do Rio Caeté.

A corda de sisal foi atrelada à berlinda ornamentada com flores naturais nas cores branca e amarela.

A procissão percorreu cerca de 4km e por onde a berlinda passava as homenagens foram sendo feitas de várias maneiras, cânticos ao vivo na frente das residências, pequenos altares com a imagem da Santa, balões coloridos, distribuição de água, promesseiros com maquetes de casas, objetos de cera simbolizando partes do corpo humano e crianças trajadas de anjos.

Na metade do cortejo a corda foi desatrelada da berlinda em função de um problema mecânico.

As 09h45 a procissão chegou em frente à Residência Episcopal onde foi celebrada a missa campal pelos bispos Dom Jesus Maria e Raimundo Possidônio (coadjutor), concelebrada por padres diocesanos. Em sua homilia, Dom Possidônio, destacou o tema: Virgem de Nazaré, ensina-nos a ser Igreja.

O sacerdote afirmou que a Igreja é de Jesus, e Maria tem um lugar primordial como pedra viva na Casa de Deus. Hoje a Igreja é consolidada pelo desejo de Maria que disse: “fazei tudo o que ele vos disser”.

O bispo ressaltou que Maria nos ensina a escutar a palavra de deus e a colocá-la em prática. Disse ainda que, o Círio de Nossa Senhora deve chegar as casas, hospitais, doentes e a todos aqueles que necessitam de sua intercessão.

Encerrou com o sentimento de gratidão a duas pessoas que promoveram o Círio deste ano: Pe. Raimundo Elias e Pe. Pablo Misley, que foram aplaudidos pelos fiéis.

A Santa Missa foi concluía ao som do hino “Vós sois o lírio mimoso” enquanto o bispo Possidônio conduziu a imagem até o interior da Catedral Nossa Senhora do Rosário.

Reportagem: J. Bahia

Fotos: J. Bahia, Maycon Ribeiro e Fabrício Bragança.