Projeto Quintais Produtivos

Primeiras famílias a serem contempladas com a primeira parte de mais um projeto: "Agricultura sustentável de segurança alimentar, através da formação para vida e o trabalho no Campo" (Quintais produtivos).

A Feira do Agricultor Familiar de Bragança, que está sendo beneficiada pelo projeto da Caritas Regional Norte II e a Cúria Diocesana de Bragança e a Caritas Diocesana de Bragança, uma parceria que ao longo dos anos vem dando certo e proporcionando a melhora de vida e produção dos nossos feirantes, e tem melhorado cada vez mais com cada projeto que é colocado em prática.

O objetivo desse último projeto é contribuir com iniciativas agroecológicas em vista do fortalecimento da Agricultura Familiar através das especificações:

_ Diversificar a produção agrícola;

_ Potencializar iniciativas de enriquecimento de quintais produtivos;

_ Fortalecer a Feira do Agricultor Familiar de Bragança com a comercialização de produtos variados.

Dessa vez a região do Cacoal, a histórica estrada de ferro, região onde o trem vinha buscar a produção e fazia o escoamento de toda produção para abastecer a metrópole da Amazônia.

As comunidades e famílias contempladas nesse primeiro momento:

_ Comunidade do Urupiuna: Maria do Carmo e Anderson;

_ Comunidade do Jararaca: Raimundo Ramos;

_ Comunidade Jararaca: Rosivaldo e Alexandre.

Essas famílias receberam a visita da COMFAF (Comissão da Feira do Agricultor Familiar de Bragança), juntamente com os técnicos da EMATER, com orientações, adubação e preparo das covas para receber as mudas do projeto "QUINTAIS PRODUTIVOS".

Esse ano no plano Pastoral Diocesano entrou como prioridade de fortalecimento dos quintais produtivos.

A Feira do Agricultor Familiar de Bragança, agradece o apoio em especial da Caritas Regional Norte II (Pará Amapá), Cúria Diocesana de Bragança, nas pessoas dos Bispos Dom Jesus e Dom Possidônio.

Texto e imagens: Vilciney Silva