Bispo Emérito de Bragança do Pará, Dom Luís Ferrando, completa 82 anos de vida

Emérito da Diocese de Bragança do Pará desde o ano 2016, Dom Luís Ferrando hoje 82 anos de vida.

Luigi Ferrando nasceu em Agazzano, Itália, no dia 22 de janeiro de 1941. É o terceiro filho dos quatro que o casal Lèa Ferrari e Probo Ferrando geraram. Mais tarde se mudaram para a cidade de Piacenza, onde a família vive até hoje. No ano de 2022 Dom Luís perdeu um de seus irmãos. Mário Ferrando veio a óbito depois de alguns dias hospitalizado.

Centro de Agazzano. Não muito longe daí nasceu Dom Luís/ Fonte: albergoristoranteilcervo.it

Entrou no seminário com apenas 12 anos de idade; e foi ordenado sacerdote no dia 01 de maio de 1965.

Em sua diocese natal, Piacenza, exerceu as funções de vigário paroquial e de formador no seminário diocesano.

No ano de 1978 aceitou o convite de vir ao Brasil como padre missionário. Já aqui no Brasil, na Diocese de Bragança, trabalhou em Paragominas e depois Bragança. Nas terras bragantinas exerceu vários cargos: vigário paroquial, vigário do interior, vigário geral da Diocese, reitor do seminário menor (Santo Alexandre Sauli) e reitor do seminário maior (São Paulo VI).

Padre Luigi Ferrando, depois de mais de 10 anos no Brasil, voltou para sua terra natal; era dezembro de 1995.  Depois de tirar férias para ficar com sua família, assumiu a Paróquia de Cortemaggiore, na sua Diocese de Piacenza-Bobbio, ao Norte da Itália. Era nessa cidade italiana que o recém empossado Pároco Luigi Ferrando estava residindo quando recebeu a notícia de sua nomeação episcopal, para assumir a Diocese de Bragança do Pará. Depois de ter aceitado o "convite" do Papa João Paulo II para assumir Bragança do Pará, sua ordenação episcopal foi marcada para o dia 05 de maio de 1996, ali mesmo em Cortemaggiore. Dom Luís foi sagrado bispo nesse 05 de maio de 1996, numa celebração eucarística presidida pelo Cardeal ErsilioTonini - Principal Consagrante - e com a presença de familiares, entre eles sua mãe (Lèa Ferrari), várias autoridades locais e alguns brasileiros da Diocese de Bragança do Pará.

Dom Luís no dia de sua Sagração Episcopal, em 05/05/1996 - Foto: Arquivo pessoal

Dom Luís foi empossado em Bragança no dia 09 de junho de 1996. Governou a Diocese até o dia 17 de agosto de 2016, quando o Papa Francisco aceitou sua renúncia ao governo da diocese por motivo de idade e nomeou para o seu lugar, o então bispo de Cametá - Pará, Dom Jesus Maria.

Atualmente Dom Luís continua em sua residência, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ulianópolis - PA.

Por Diocese de Bragança do Pará