Padres da Diocese de Bragança são enviados em missão à Diocese de Conceição do Araguaia

O acordo de cooperação missionária entre as duas dioceses têm, inicialmente, um período de 03 anos, que pode ser renovado.

Padre Márcio Pinheiro e Padre Aleuto Junior. Estes são os dois padres da Diocese de Bragança que foram enviados no último domingo, 22 de janeiro de 2023, em missão à Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. Os padres devem assumir a paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Santana do Araguaia - Pará, respectivamente como pároco e vigário.

A decisão de enviar os dois sacerdotes foi tomada após reunião realizada no dia 18 de outubro de 2022, entre Dom Jesus Maria Cizzaurre Berdonces e Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, bispos da Diocese de Bragança do Pará, e Dom Dominique Marie Jean Denis You, bispo da Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia. Estavam na mesma reunião os vigários gerais de ambas as dioceses, Pe. Helder Salvador e Pe. Gerenaldo Messias Bezerra de Carvalho, além dos Padres Joaquim Carlos Costa Reis, Márcio Pinheiro de Almeida e Aleuto Júnior de Oliveira Cunha.

Da esquerda para a direita: Pe. Aleuto, Pe. Helder, Dom Jesus, Pe. Joaquim, Dom Cid, Pe. Marcio, Pe. Gerenaldo e Dom Dominique/ Foto: Edielson Santos

A Missa do envio

A Missa do envio dos padres foi celebrada na manhã de 22 de janeiro de 2023, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Bragança. Quem presidiu a Sagrada Liturgia foi o bispo coadjutor de Bragança, Dom Raimundo Possidônio.

Dom Cid durante homilia da Missa de envio dos padres/ Foto: Matheus Felipe

Em sua homilia Dom Raimundo Possidônio falou sobre o envio dos padres para uma nova realidade, que é a Diocese de Conceição do Araguaia: daqui pra frente vão embarcar nesta barca de Jesus; realizar uma mudança radical na sua vida indo de um lugar para o outro, saindo da sua realidade para ir em um lugar que eles nem conhecem, um lugar diferente. Eles vão para uma paróquia chamada Santana do Araguaia. Santana do Araguaia fica mais ou menos a 1200 km de distância e eles vão a pé daqui para lá na próxima semana. Eu falei que eles vão a pé na verdade é uma simbologia, uma analogia, para usar uma expressão tão querida da nossa sagrada escritura, que diz assim “como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz”; então eles que são esses mensageiros da nossa Diocese de Bragança, que irão anunciar a palavra de Deus nessas terras distantes, terras de uma realidade complexa como a gente sabe que é o Sul do Pará. Terra de imigrantes, terra de gente que chega de todo lugar; uma terra bastante cheia de Idas e Vindas, de Sofrimentos, às vezes até de muita violência. Mas é a terra que o senhor quer que eles vão para lá. Tem gente já ali vivendo! Lá tem uma paróquia, tem cristãos, têm padres trabalhando ali e para eles realmente é como se fosse uma Nova Galileia que eles vão entrar, levando a sua experiência, escutando a realidade daquele povo, daquela realidade do mundo em que eles irão viver e poder contribuir com o anúncio do Reino de Deus”.

O jovem Wando irá residir no Seminário São João XXIII/ Foto: Matheus Felipe

Ao final da Santa Missa, além do envio dos padres, ocorreu o envio de Wando Wiliam Silva Lisboa para o seminário propedêutico da Diocese de Bragança do Pará. Wando pertence à Paróquia da Catedral e iniciará sua jornada vocacional no seminário neste ano de 2023.

Informações e imagens: Matheus Felipe