Restos mortais de Padre Severo são trasladados para igreja do Perpétuo Socorro

Padre Severo faleceu em 23 de outubro de 2012, vítima de dengue hemorrágica e complicação hepática.

Na última terça-feira, 31 de janeiro de 2023, ocorreu o traslado dos restos mortais do missionário barnabita Padre Severo Ferrari, que estava no cemitério municipal Campo da Saudade, para o Santuário de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro de Bragança-PA. Após o termino da Santa Missa e Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, houve a cerimonia de sepultamento dos restos mortais do missionário barnabita Padre Severo Ferrari, na cripta dedicada aos Padres Barnabitas que fica localizada, na parte interna do Santuário.

Breve histórico do Pe. Severo

Padre Severo Ferrari, filho de Giovanni Ferrari e Giacomina Tonelli, nasceu no dia 13 de setembro de 1937 foi batizado com seis dias de vida, no dia 19 de setembro, na paróquia Santa Maria Madalena na cidade de Brandico, na província de Brescia – Itália.

Severo recebeu a ordenação sacerdotal no dia 21 de Janeiro de 1968 em Roma, na Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas).

Em 3 de outubro de 1969, Padre Severo junto com o Padre Giovanni Incampo, Padre Bonifácio Rodrigues e Irmão Salvatore Colangelo, viajaram em missão para o Brasil, os missionários desembarcaram no 12 de outubro de 1969, dia de Nª Sª Aparecida, padroeira do Brasil. Sua primeira missão foi para Bragança na Prelazia do Guamá, hoje Diocese de Bragança, como coadjutor do padre Mario Pozzoli, na época Pároco de Bragança (Pároco da Catedral).

Chegou na Paróquia Nª. Sª. do Perpetuo Socorro (Bragança/PA) em 1998. Na época a Paróquia não tinha muitos recursos, então Padre Severo logo preocupou-se em construir as capelas das comunidades. Para isso, pediu recursos financeiros aos seus familiares na Itália que sempre atendiam aos seus pedidos. Com as capelas em pontos estratégicos na Paróquia, que tem dimensões de verdadeira Diocese, a evangelização ficaria mais eficaz, e assim foi feito.

Faleceu na terça feira 23 de outubro de 2012, vítima de dengue hemorrágica e complicação hepática. Após 11 anos de ter feito a sua páscoa definitiva para junto do Pai, os seus restos mortais foram trazido para o Santuário de Nossas Senhora Mãe do Perpétuo Socorro.

Agradeçamos ao Senhor que incessantemente suscita para o seu Povo bons pastores que o conduzam aos verdes prados da salvação. Missão que o inesquecível Padre Severo exerceu em terras bragantinas com exemplar caridade pastoral. “Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos! Amém!

Texto: Pe. Ramos

Fotos: Matheus Felipe e Anderson Miranda