Dom Luís Ferrando completa 27 anos de episcopado

O bispo emérito da Diocese de Bragança do Pará, Dom Luís Ferrando, completa neste 05 de maio de 2023 seus 27 anos de sagração episcopal.

Foto: Matheus Felipe - Pascom

O bispo emérito de nossa diocese tem duas datas importantes para celebrar no mês de maio. Foi no mês de maio que Dom Luís foi ordenado sacerdote, no ano de 1965, e que foi ordenado bispo, no dia 05 de maio de 1996.

Luigi Ferrando é natural da Região Norte da Itália; de uma pequena cidade chamada Agazzano. Entrou no seminário com apenas 12 anos de idade; e foi ordenado sacerdote no dia 01 de maio de 1965, pela imposição das mãos do bispo auxiliar de Piacenza, Dom Paolo Ghizzoni.

No ano de 1978 aceitou o convite de vir ao Brasil como padre missionário. Já aqui no Brasil, na Diocese de Bragança, trabalhou em Paragominas e depois Bragança. Nas terras bragantinas exerceu vários cargos: vigário paroquial, vigário do interior, vigário geral da Diocese, reitor do seminário menor e reitor do seminário maior.

Dom Luís durante sua ordenação episcopal/ Foto: acervo pessoal

De volta à Itália, já empossado pároco em Cortemaggiore, lhe chega o "convite" do Papa João Paulo II para assumir Bragança do Pará. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 05 de maio de 1996, em Cortemaggiore, Itália.

Dom Luís foi empossado em Bragança no dia 09 de junho de 1996. Governou a Diocese até o dia 17 de agosto de 2016, quando o Papa Francisco aceitou suas demissões por motivo de idade e nomeou para o seu lugar, o então bispo de Cametá - Pará, Dom Jesus Maria.

Por Diocese de Bragança do Pará