Dom Jesus completa 23 anos de episcopado

O titular da Diocese de Bragança completa 23 anos de episcopado no dia de hoje 07 de maio.

Foto: Carlos Luz - Pascom

O bispo titular da Diocese de Bragança de Bragança do Pará, Dom Jesus Maria, completa neste dia 07 de maio mais um ano de vida episcopal. Já são 23 anos que Dom Jesus foi ordenado bispo na cidade de Cametá-PA. Desde então Dom Jesus foi bispo prelado de Cametá e sucessivamente seu primeiro bispo diocesano; até o ano de 2016, quando aceitou ser transferido para Bragança do Pará.

Dom Jesus está no Brasil desde 12 de janeiro de 1977, quando chegou como missionário na Prelazia do Marajó. A respeito do Marajó Dom Jesus diria no dia de sua posse em Bragança que “o Marajó o ensinou a ser padre”. Depois de 13 anos aí, foi destinado a ser formador dos seminaristas Agostinianos Recoletos em São Paulo, no período de 1990 a 1994.

Dom Jesus no dia da ordenação episcopal/ Foto: acervo pessoal

Após nova destinação voltou ao Pará, dessa vez para ocupar os cargos de Superior e Pároco na Comunidade de São José de Queluz, em Belém de 1994 a 1997. Após esses 3 anos foi destinado ao Rio de Janeiro, para se tornar Superior Maior da Província Santo Tomás de Vilanova dos Padres Agostinianos Recoletos no Brasil.

Foi designado 3º Bispo da Prelazia de Cametá, pelo Papa João Paulo II, em 23 de fevereiro de 2000. Sua ordenação episcopal foi realizada na Praça da Catedral, em Cametá, no dia 07 de maio de 2000.

Sua posse em Bragança aconteceu no dia 15 de outubro de 2016. A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes Dom Eliseu e contou com a participação de milhares de fiéis vindos de todas as paróquias da diocese de Bragança, de Cametá e de várias outras dioceses do Regional Norte II, assim como de outras partes do Brasil.

Por Diocese de Bragança do Pará