Manifestações do 18 de maio pela Diocese

Na última quinta-feira, 18 de maio de 2023, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é o tema de uma campanha anual, que é também abraçada pela Igreja. O dia 18 de maio foi instituído no ano 2000, pela Lei nº 9.970/2000, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta, em Vitória-ES.

Dados indicam que o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) registrou mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes de janeiro a abril deste ano de 2023. A divulgação dos números integra as ações da campanha do 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Com o tema "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes", o objetivo da iniciativa é promover a data e sensibilizar a sociedade para ações preventivas e pedagógicas.

Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual. Nossa diocese costuma realizar, em parceria com outras instituições, várias atividades que culminam com uma caminhada no dia 18 de maio pelas ruas de Bragança, assim como nas ruas de outros munícipios da diocese.

Caso Araceli

Lembrando novamente que o dia 18 de maio foi escolhido para ser Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, para lembrar o caso Araceli, acontecido em 18 de maio de 1973, em Vitória no Estado do Espírito Santo.

 

Caso completa, neste dia 18, 49 anos sem solução/ Foto: Arte/TV Gazeta/ Com adaptações.

Essa data foi escolhida por causa da brutalidade com que o assassinato foi cometido. A menina Araceli, que estava próxima de completar nove anos, foi espancada, estuprada e drogada, e teve os mamilos e a vagina dilacerados a dentadas. Seu corpo foi encontrado em um terreno baldio, queimado e desfigurado com ácido, para dificultar sua identificação. Seus algozes pertenciam a famílias tradicionais e muito influentes no estado, razão pela qual tanto a Justiça como a Polícia foram negligentes e, inclusive, corruptas.

Mas, será se todos conhecem todo o caso Araceli? Cremos que, se todos conhecessem melhor o caso, mais pessoas abraçariam a causa do 18 de maio. Dessa forma, objetivando levar um maior conhecimento do caso para nossos leitores, preparamos um material para melhor apresentação do caso que chocou o Brasil nos anos 70. O material pode ser baixado clicando AQUI. É uma matéria publicada em 2014, mas que apresenta de forma bem clara o que foi o momento vivido em Vitória naquele 18 de maio e nos anos seguintes.

Ronaldo Monjardim foi quem encontrou o corpo de Araceli, no dia 25 de maio de 1973. Ronaldo voltou ao local em 2015/ Foto: G1/Divulgação

 

Lembramos ainda, que nesse ano de 2023 se completam 50 anos daquele 18 de maio de 1973.

 

O 18 de maio na Diocese de Bragança

E com o objetivo de incentivar e destacar a importância da data referida, Dom Jesus publicou uma carta que foi encaminhado para todas as Paróquias da Diocese de Bragança do Pará, no qual motivou e enfatizou a importância das Paróquias estarem inseridas na Campanha do Dia 18 de Maio, recordou a todos os católicos que a defesa dos menores é uma exigência da fé em Cristo Jesus, também foi realizado um PODCAST no dia 15 de maio para falar da Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Houve várias ações nas cidades que compõe a Diocese de Bragança do Pará, algumas ações foi com a parceria com as prefeituras, escolas e organismos da sociedade, e outras foram de iniciativa total das pastorais, movimentos e serviços.

O Bispo Diocesano, Dom Jesus, participou pela manhã do dia 18 de maio da Caminha organizado pela Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro na cidade de Bragança do Pará, assim como pela parte da tarde, o Bispo participou da programação do mês laranja na Cidade de Tracuateua, onde ocorreu uma Caminhada seguido de apresentações na praça e de espaço educativo para as criança e adolescente, a organização teve a parceria da Igreja Católica, da Prefeitura, das Escolas, da Assembleia de Deus e da sociedade civil.

PODCAST: Prevenção ao Abuso e Exploração sexual de crianças e adolescentes/ Foto: Edielson Santos

 

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Bragança

 

Paróquia São João Batista - Bragança

 

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Bragança

 

Paróquia São Sebastião - Tracuateua

 

Projeto Gente Nova - Organização Irmãs Teresitas - São Miguel do Guamá

 

Paróquia São Pedro - Bonito

 

ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR E COMBATER!

 

Por Diocese de Bragança do Pará

Colaboração: Fred Amorim

Dúvidas? Entre em contato
91 3425-1108

Praça da Catedral, n° 368. Centro. Bragança-Pará.

secretario@diocesedebragancapa.org.br

Boletim de Notícias

Deixe seu e-mail para ser avisado de novas publicações