As Irmãs Teresitas realizaram no dia, 03 de setembro de 2023, na cidade de São Miguel do Guamá-PA, no Largo de Nossa Senhora de Nazaré - Paróquia São Miguel Arcanjo, a Jornada Teresina, com o tema: “Quisera anunciar o Evangelho até as ilhas mais distantes”, trazendo como assessor Frei Patrício Sciadini, sacerdote da ordem dos Carmelitas Descalços, natural de Arezzo, Itália; missionário em terras brasileiras desde a sua ordenação. Atualmente reside no Egito servindo como Reitor da Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus. É um dos maiores especialistas da espiritualidade dos santos carmelitas e exímio mestre, amigo e seguidor da vida de Santa Teresinha.
Frei Patrício veio com grande alegria ser a voz evangelizadora de Santa Teresinha nas terras amazônicas, anunciando e testemunhando a transformação que o “Viver de Amor” produz nas almas sedentas. Santa Teresinha tinha sede de ensinar os outros a amar o Amor, por isso, cada pessoa é chamada a descobrir o que pode fazer para que o evangelho seja anunciado. Somos através do amor almas transfiguradas, semeando alegria e paz. O Assessor ainda nos recordou que a Amazônia precisa de novos profetas que se comprometam com o Reino de Deus, como batizados e batizadas, sempre dispostos a realizar a vontade do Senhor, na dinâmica da Alegria do Evangelho. Para isso, Santa Teresinha nos testemunha coragem, força e heroísmo ao assumir sua vocação na Igreja, “na vida da Igreja, minha mãe, serei o amor”, e inspira todos e todas, ao cumprimento perfeito de sua vocação à vida e à santidade pela salvação das almas pecadoras e sacerdotais.
A Jornada Teresiana, contou com a participação de 153 pessoas, leigos e leigas, casais, jovens, adolescentes, sacerdotes e religiosas, oriundos das diversas cidades pertencentes à Diocese de Bragança: Paragominas, Ipixuna, Mãe do Rio, Irituia, São Miguel, Tracuateua, Bragança e Açaiteua; Diocese de Ponta de Pedras: São Miguel do Pracuúba-Marajó; Diocese de Castanhal e Arquidiocese de Belém-Pará. Em cada pessoa a chama da evangelização foi reavivada. Cada participante teve a oportunidade de partilhar como conheceu Santa Teresinha e testemunhar a transformação que a Ciência do Amor realizou em sua história pessoal, familiar, eclesial e social. Em seguida, com a Santa Missa de encerramento todos os participantes receberam o envio para anunciar nas ilhas mais distantes, com palavras e com o próprio testemunho o que é Viver de Amor. A exortação Teresiana é para todos: “Deixa-te amar! Porque o Amor, que é Jesus, transforma sempre o nosso nada em chama.
No dia seguinte, Frei Patrício continuo as conferências junto às Irmãs Teresitas e teve a oportunidade de conhecer as áreas pastorais assistidas pelas Irmãs Teresitas e os diversos sacerdotes e também de navegar no Rio Guamá, conhecendo alguns desafios da evangelização na Amazônia. Sua estadia no Pará concluiu-se no dia, 05 (terça-feira), junto às monjas carmelitas, no Carmelo em Benevides-PA.
Por Irmãs Teresitas