Círio de Nazaré 2023, o círio da esperança

Equipe da Pascom da Diocese de Bragança do Pará, pela primeira vez na história, faz cobertura do Círio de Belém.

No último domingo, 8 de outubro, a Arquidiocese de Belém celebrou o 231º Círio em honra a Nossa Senhora de Nazaré. Após a Santa Missa celebrada na Catedral Metropolitana de Belém e presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano, a imagem seguiu em direção à sua casa, a Basílica Santuário de Nazaré.

Belém se transformou na capital da fé, com todos os olhares voltados para a imagem de Nossa Senhora, que navegou pelas ruas da cidade, acompanhada por cerca de 2,5 milhões de fiéis. A devoção à padroeira dos paraenses não conhece limites; todos estavam lá de alguma forma para agradecer a intercessão da Virgem de Nazaré por graças alcançadas. Os promesseiros da corda ditavam o ritmo da berlinda, e todos expressavam sua gratidão de diversas maneiras, seja com as mãos voltadas para a berlinda, seja pagando suas promessas ao fazer o trajeto da procissão de joelhos, seja carregando objetos feitos de cera, tijolos, livros ou miniaturas de casas. Durante a romaria, a imagem de Nossa Senhora recebeu inúmeras homenagens.

Pouco antes das 12:00, a berlinda com a imagem da santa entrou na Praça Santuário, que estava lotada de fiéis ansiosos pela chegada da romaria. A Santa Missa de chegada do Círio foi presidida pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio, e concelebrada por bispos e padres convidados. Em sua homilia, Dom Antônio enfatizou a importância da esperança, afirmando: "A primeira palavra é esperança, o tema do Círio fala de esperança. Maria é um sinal de esperança, e como é a vida sem esperança? É triste. Quem não tem esperança é triste, pessimista, frustrado e olha para trás. Mas quem tem esperança olha para frente, para o céu e para os lados. Quem tem esperança vive bem, tem otimismo, alegria e enfrenta as dificuldades com firmeza. Maria é um sinal de esperança."

Após a Santa Missa, Dom Antônio falou com a nossa reportagem e expressou a alegria por mais um Círio realizado com sucesso: "Sem dúvida, tivemos uma participação excelente, vibração, alegria, senso de fraternidade e acolhida. Foi realmente um Círio excepcional. Eu acredito que o Círio representa uma metáfora da vida, e nossa vida deve ser assim, envolvimento eclesial e participação." Ele também enfatizou a importância de evitar a dispersão das pessoas da igreja, afirmando: "Gostaria de ver um Círio realizado em cada comunidade, em cada paróquia, todos os dias. Vamos lutar por isso." Os fiéis podem visitar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que ficará no altar da Praça Santuário durante a Quadra Nazarena até o dia 23 de outubro, quando ocorrerá o Recírio, marcando o encerramento do Círio de 2023.

Vale ressaltar que a Rádio Rosário FM, frequência 106,7, fez a transmissão do Círio 2023, com uma equipe ao vivo dando todas as informações em tempo real. Ao vivo da procissão foi transmitida também a Santa Missa, direto de Belém.

Texto e imagens: Clementino Monteiro - Pascom Diocese de Bragança do Pará

Dúvidas? Entre em contato
91 3425-1108

Praça da Catedral, n° 368. Centro. Bragança-Pará.

secretario@diocesedebragancapa.org.br

Boletim de Notícias

Deixe seu e-mail para ser avisado de novas publicações