O III Encontro da Vida Consagrada aconteceu em Bragança, no Instituto de Santa Teresinha - IST.
No dia 28 de outubro de 2023, a Diocese de Bragança do Pará realizou o III Encontro da Vida Consagrada no Instituto de Santa Teresinha, na festa de São Simão e São Judas Tadeu, com a participação de 52 religiosas em missão nas diversas paróquias da diocese, compartilhando uma variedade de carismas, espiritualidades e missões. Estiveram presentes as Irmãs Missionárias de Santa Teresinha, Irmãs Preciosinas, Irmãs Angélicas, Irmãs Missionárias de São João de Deus e Irmãs Teresitas.
O Encontro contou com a Assessoria de Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata partilhando a temática: “Vida Consagrada com identidade Amazônica” e de Dom Jesus Maria Berdonces Cizaurre com o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”. Foi um dia de profundas reflexões e convivência fraterna, partilhas de experiências e desafios para se continuar vivendo a profecia do evangelho nas diversas realidades da imensa Amazônia.
A convivência intercongragacional foi concluída ao redor da mesa eucarística, celebrando as graças de sermos uma Igreja Sinodal e renovando as esperanças. Também, as religiosas presentes escolheram três irmãs que formarão o núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) dentro da Diocese de Bragança: Ir. Lucélia Gatinho Baldez (Missionária de Santa Teresinha); Ir. Francisca Ferreira (Irmã Preciosina) e Ir. Poliana da Imaculada Conceição (Irmãs Teresitas). Esse núcleo também aguarda a representatividade da Família Religiosa das Irmãs Angélicas e Padres Barnabitas.
Com os bispos as irmãs que foram as escolhidas para formarem o núcleo da CRB na Diocese de Bragança do Pará
Ao término da missa, Ir. Margarida Pantoja, Madre Geral das Irmãs Missionárias, aproveitou da ocasião para partilhar da sua viagem à França e de modo especial ao Carmelo em Lisieux, onde Santa Teresinha viveu, em comemoração aos 150 anos de nascimento de Santa Teresinha. Trouxe consigo as relíquias de Santa Teresinha de primeiro grau e segundo grau. As relíquias permanecerão na casa geral das Irmãs Missionárias, na Diocese de Bragança e junto às Irmãs Teresitas. Ir. Margarida doou como presente a relíquia de segundo grau para as Irmãs Teresitas, em mãos da Madre Geral Ir. Cidlene da Eucaristia.
Com informações e imagens de Irmã Alcilene
Irmãs Teresitas