Dom Jesus Maria participa de Encontro dos Bispos Agostinianos Recoletos no Rio de Janeiro

O bispo emérito da Diocese de Bragança está no Rio de Janeiro participando do ‘Encontro de Bispos Agostinianos Recoletos’, organizado pelo Prior Geral da Ordem, Frei Giuseppe. Além de Dom Jesus, participa do encontro o bispo da Prelazia do Alto Xingu-Altamira, Dom Jesús María López Mauléon.

O encontro, com duração de uma semana, tem como objetivo estimular os participantes a expressarem livremente como veem a Ordem a partir da perspectiva dos territórios onde vivem e exercem seu ministério, bem como a fazer contribuições para enriquecer a dimensão missionária da Ordem.

Um ponto importante do encontro é o incentivo aos bispos eméritos a continuarem sendo modelos de fraternidade no coração das comunidades agostiniano-recoletas, compartilhando sua experiência de vida após concluírem seu serviço na porção do povo de Deus que lhes foi confiada.

Darío Rubén Quintana falou sobre o papel de Maria como Mãe da Igreja. Monsenhor Alejandro Castaño e Monsenhor Ángel San Casimiro fizeram uma reflexão sobre o papel renovador do Espírito Santo em cada um dos sucessores dos Apóstolos em sua missão de pastorear comunidades sedentas do amor de Deus com amor paternal.

Os bispos tiveram um encontro fraterno com o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, que presidiu a Eucaristia. Em sua homilia, ele destacou a beleza da maternidade de Maria e da Igreja, e a missão dos bispos de tornar essa realidade evidente na vida dos fiéis.

A frase agostiniana que está guiando a vida da Ordem durante o ano de 2024 foi tomada como lema do Encontro: “Você aspira a grandes coisas? Comece pelo menor” (Santo Agostinho, Sermão 69, 1, 2).

Por prelaziadoaltoxingu.org

Nesta sexta-feira(24) os bispos participaram de uma celebração eucarística hoje no Corcovado/RJ por ocasião do retiro.