Ordenação Presbiteral: Padre Solano Santos Pereira

O bispo diocesano Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata ordenou na manhã do último sábado(29) o novo sacerdote da diocese de Bragança, Solano Santos Pereira, 27 anos, natural da comunidade Uraim(zona rural de Paragominas).

A ordenação presbiteral ocorreu na igreja matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus(Paragominas) durante Santa Missa presidida por Dom Possidônio e co-presidida pelos bispos eméritos da Diocese, Dom Luis Ferrando e Dom Jesus Maria, além de padres e diáconos.

Após ser ordenado padre pela imposição de Dom Possidônio, Padre Solano agradeceu a todos que contribuíram para o momento, expressou sua gratidão aos bispos da Diocese de Bragança, aos padres, seminaristas e às comunidades que o acolheram durante sua preparação.

Muito emocionado, agradeceu também aos seus familiares e, especialmente, aos seus pais Simplício Pereira Neto e Maria do Socorro da Silva Santos por terem lhe dado a vida e, dentro de suas possibilidades, ensinamentos e apoio para sua escolha vocacional. Agradeceu também à comunidade São Francisco de Assis na vila da Colônia do Uraim, onde despertou seu interesse vocacional.

Solano ingressou no Seminário Maior São Paulo VI em Ananindeua no dia 29 de janeiro de 2016. No período de 2016 a 2018, passou pela etapa de formativa de “discipulado” que correspondia ao curso de Filosofia da Faculdade Católica de Belém. Entre os anos 2019 a 2022, na mesma instituição, realizou os estudos da Sagrada Teologia.

Concluiu o tempo de formação exigido pela diocese no ano de 2022, foi Ordenado diácono no dia 16 de Dezembro de 2023 e presbítero neste dia 29 de junho de 2024.
A primeira missa do padre Solano aconteceu às 09Hs deste domingo(30) na comunidade Uraim. O sacerdote irá desenvolver suas atividades pastorais na cidade de Dom Eliseu (PA), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, como vigário paroquial.

Reportagem: J. Bahia e Matheus Felipe.
Fotos: Matheus Felipe(PASCOM)