Diocese de Bragança do Pará celebra 35 anos da Pastoral da Criança

No ano de 1985, iniciava em Mãe do Rio, uma experiência que iria transformar a vida das famílias na Diocese de Bragança. 35 anos depois, celebramos em meio a pandemia, os desafios e conquistas da Pastoral da Criança no desenvolvimento materno-infantil. 

Com 35 anos de missão, avançamos para as águas mais profundas” é o tema da celebração de trinta e cinco anos da Pastoral da Criança na Diocese de Bragança do Pará. A atividade acontece de 20 a 27 de setembro de 2020 entre as cidades de Mãe do Rio e Bragança, com transmissão pela internet.

Presente em todos os 20 municípios que compõe a diocese, atua em 414 comunidades, com 1.303 líderes, acompanhando 15.172 crianças e 668 gestantes cadastradas. Durante a pandemia, reinventou sua atuação através das tecnologias com as visitas eletrônicas e as e-capacitações, presentes no aplicativo da Pastoral da Criança.

Além do serviço de orientação às famílias, também desenvolve parcerias para o cuidado nas comunidades. Por sua inserção comunitária, tem sido parceira instituições eclesiais, sociais e governamentais no intermédio de doações de alimentos, roupas, materiais de higiene e outras ajudas que visam minimizar os impactos socieconômicos intensificados durante a crise.

 

HISTÓRIA

Em setembro de 1985, D. Miguel Giambelli, na época bispo da Diocese de Bragança do PA, reuniu-se com Ir. Antônia Marinho, das Missionárias de Santa Terezinha (IMST), com Maciel e Valdelina do Movimento de Educação de Base - MEB. No final de outubro, no município de Mãe do Rio, acontecia o primeiro treinamento do projeto de Pastoral da criança.

No ano seguinte, além da ampliação de equipes outras cidades, havia um mapeamento de 3.855 famílias com 4.400 crianças. A sede da Pastoral da Criança passou para Bragança em 1988 e Ir. Magda Paiva (IMST), assumiu a coordenação na diocese até 1990.

Carmeci Lendengues, leiga da Catedral Nossa Senhora do Rosário, assume atualmente a coordenação com a equipe diocesana e as coordenações das regiões episcopais e acompanhamento de Pe. Francisco Ribeiro, assessor diocesano da Pastoral da Criança.

 

PROGRAMAÇÃO

Um grande evento está sendo preparado para o dia 20 de setembro, de 09h às 12h. Estão previstos relatos da caminhada, canções pastorais e populares, além da interação com quem estiver assistindo o evento. As regiões episcopais também estão preparando apresentações para o momento.

Dom Jesus Maria, bispo diocesano, Ir. Veneranda Alencar (IMST) e Lucila Freitas, respectivas coordenadoras nacional e estadual da Pastoral da Criança, são algumas das participações previstas durante a programação. Ela poderá ser acompanhada através dos canais da Paróquia São Francisco de Assis de Mãe do Rio (YouTubeFacebook e Twitter) e da Diocese de Bragança (Facebook).

A celebração dos 35 anos se estende durante a semana até o dia 27 de setembro com a Missa transmitida diretamente da Catedral Nossa Senhora do Rosário, a partir das 08h30 da manhã.

Por Pastoral da Criança

Diocese de Bragança do Pará 

Dúvidas? Entre em contato
91 3425-1108

Praça da Catedral, n° 368. Centro. Bragança-Pará.

secretario@diocesedebragancapa.org.br

Boletim de Notícias

Deixe seu e-mail para ser avisado de novas publicações