Bragança celebra Círio com carreata.

Em tempos de pandemia do covid19 a Paróquia Nossa Senhora do Rosário promoveu neste domingo(08-11-2020) em Bragança(Pa) uma carreata para celebrar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

A imagem deixou a Catedral em um carro ornamentado com 1.500 flores naturais: Rosas, Lisanthus, Margaridas, Crisântemos, Gypsophilas e folhagens. As flores foram compradas pela paróquia em São Paulo. Após desembarcar quinta-feira(5) no aeroporto de Belém, permaneceram armazenadas em uma câmara frigorífica até sexta-feira quando foram conduzidas até Bragança.

Foram duas horas e meia de cortejo que envolveu quatro paróquias do município: Senhora do Rosário, Sagrado Coração de Jesus, São João Batista e Perpétuo Socorro. Em cada paróquia a imagem foi retirada do automóvel e conduzida até o meio dos devotos que emocionados receberam a Santa com aplausos, agradecimentos e novos pedidos de graça.

Não há uma data exata do primeiro círio em Bragança, no entanto, pesquisadores acreditam que a festividade remonta de 1901 e a edição deste ano seria a de número 119. Centenas de carros com lotação de 4 pessoas por veículo, motociclistas e ciclistas fizeram buzinaços durante o itinerário. Famílias se posicionaram na frente das residências ornamentadas com réplicas da Virgem de Nazaré.

A carreata chegou a Praça de Eventos às 21:00 quando foi iniciada a Santa Missa presidida pelo Pe. Raimundo Elias e concelebrada por sacerdotes das demais paróquias. Em sua homilia Pe. Elias desenvolveu o tema deste ano: “Virgem de Nazaré, abençoa nossas famílias, Igrejas Domésticas”.

Um show com fogos de artifício iluminou o céu arrancando aplausos do público na Estação Armando Bordallo. Em seguida a imagem foi reconduzida até a Catedral. A festividade será concluída no próximo domingo(15) às 19 horas com a Missa de Encerramento, troca de bastões dos novos juízes e a devolução da imagem até a capela do Instituto Santa Teresinha.

Reportagem: J. Bahia

Fotos: Fabrício Bragança.