Pastoral do Dízimo

Origem

“A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular.” (Doc. 106, 36).

O dízimo “está relacionado com a experiência de Deus, que, por amor, entregou seu Filho por nós e por todo o mundo” (Documento 106, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, 8). Esta relação com Deus se concretiza a partir da oferta financeira feita de modo generoso e deliberado. O fiel não partilha seu dízimo por um aspecto institucional somente, mas a partir de uma relação com “aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão.” (Doc. 106, 29). Estamos falando da dimensão religiosa do dízimo, que com as demais tornam ainda mais claro seu papel na vida da comunidade.

• Dimensão religiosa: como dito anteriormente, trata-se da relação do fiel com Deus;
  • Dimensão eclesial: com a consciência de ser membro da Igreja, o fiel participa diretamente dos custos com a realização do culto divino;
  • Dimensão missionária: a colaboração do dízimo se une a de outros irmãos e favorece a partilha de recursos em projetos de evangelização comum, de cada diocese, assim como a comunhão de recursos com comunidades mais pobres;
  • Dimensão caritativa:  se manifesta no cuidado com os mais pobres e necessitados.

Foi implantada na Diocese de Bragança do Pará no ano de 1997.

Objetivo

Conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica  e espiritual do dízimo. Mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade, com o testemunho alegre de uma vida agradecida a Deus e através da contribuição mensal como condição central da experiência de comunidade, participação e portanto, da experiência de ser e de agir como Igreja.

Finalidade

Organizar o culto divino, prover o sustento do clero, apoiar as obras de apostolado, missão e caridade, principalmente em favor dos pobres.

Assessores Diocesanos

Pe. Carlos Afonso da Silva Lima

Coordenador

José Negildo Marques Barbosa

Contato: (91) 98864-8454

E-mail: negildo.viseu@gmail.com

Encontro região Episcopal Nossa Senhora do Rosário - Paróquia São João Batista - Bragança

Coordenação Diocesana do Dízimo

Encontro do Conselho na Região Episcopal Padre Marino Conti - Paróquia Cristo Crucificado - São Miguel do Guamá.

Congresso Diocesano do Dízimo ano 2015

Assembleia Diocesana do Dízimo ano 2020 - EFAC - Bragança.

O dízimo é a contribuição com a qual manifestamos a nossa gratidão a Deus. É o valor que colocamos em nome Dele, e que assim passa a ser Dele. Não podemos usá-lo para fazer outras coisas.

Fundação 1997
Contato (91)98864-8454