Seminário Propedeutico São João XXIII

O Seminário São João XXIII, foi pensado por nosso bispo diocesano Dom Jesus Maria, no ano de 2017, o objetivo era criar um ambiente preparatório e introdutório para os Seminaristas da Diocese de Bragança, em acordo com a Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis.

A proposta de Dom Jesus, foi amplamente aceita pelo clero e o processo de fundação da nova casa de formação presbiteral da diocese foi iniciado, com a reforma e ampliação de uma casa já existente no terreno do Centro Guadalupe, que se tornou a Casa de Formação. O processo vocacional do ano de 2017 já havia inclusive iniciado e a partir do segundo encontro, que ocorre em agosto, já se tratava de uma seleção para o futuro “seminário propedêutico”, tendo como futuro reitor Pe. Luciano Tomaz de Oliveira, que acumulava também a função de vigário da Catedral. Após o processo vocacional, entraram no dia 25 de janeiro de 2018, 10 vocacionados no Seminário Propedêutico São João XXIII, o prédio neste período ainda estava em obras, e durante 15 dias os novos seminaristas moraram no EFAC. Ainda a primeira atividade do Recém fundado seminário, foi a participação da Ordenação Presbiteral do Pe. Gleison José, em Augusto Correia no dia 26 de janeiro de 2018.

São João XXIII, padroeiro do seminário propedêutico da diocese

Padre Lenilson Ferreira - Reitor

Missa com colaboradores do seminário

Os colaboradores do seminário São João XXIII participam da missa no seminário uma vez por mês