Fonte da imagem: arquidiocesejuizdefora.org.br
DIOCESE DE BRAGANÇA DO PARÁ
SERVIÇO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E PESSOAS VULNERÁVEIS
O Serviço de Proteção nasceu na Diocese de Bragança do Pará em obediência e comunhão às orientações do Sumo Pontífice Francisco à Igreja, através da Carta Apostólica VOS ESTIS LUX MUNDI convidando todos os fiéis, iluminados por Jesus Cristo, “ser exemplo luminoso de virtude, integridade e santidade”.
Como cristãos batizados: presbíteros, diáconos, religiosas e religiosos, leigos e leigas, somos chamados a unirmos esforços na prevenção das violências de abuso sexual e proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis no âmbito das atividades realizadas dentro das Instituições eclesiais da Diocese de Bragança do Pará.
As primeiras reuniões para articulação dos membros, que voluntariamente aceitaram a missão do Serviço de Proteção, aconteceram em meados do segundo semestre do ano de 2021 com o convite oficial do Bispo Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces. No dia 31 de maio de 2022 foi emitido o Decreto Diocesano de Instalação do Serviço de Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis, formado por profissionais em diversas áreas: Ana Cristina de Quadros Rodrigues – Psicóloga, Ir. Sônia do Socorro Leal Bueno (Assistente Social), Natalina do Socorro Almeida Kato (Assistente Social), Vanilzo Sousa de Brito (Pedagogo) e Ir. Alcilene de Lima Silva (Teóloga).
A Equipe do Serviço de Proteção, após participação em cursos e formações ministrados pelo Núcleo Lux Mundi, começou a elaboração das Diretrizes Diocesanas que foram submetidas a aprovação dos Bispos da Diocese de Bragança, do núcleo Lux Mundi e dos membros que compõe o Serviço de Proteção da Diocese. As Diretrizes Diocesanas do Serviço de Proteção são normas que têm por objetivo “prevenir o abuso sexual, acolher e escutar as vítimas, bem como os acusados, promovendo ambientes seguros nas nossas instituições eclesiais e evitar o acobertamento dos casos de abuso sexual. Segundo o Papa Francisco, Deus espera de nós ações concretas e efetivas” (DDSPCAPV, Premissa). Todos poderão e deverão ter acesso as Diretrizes para que juntos, possamos assumir medidas de prevenção assumindo ações prudentes e íntegras na condução dos trabalhos pastorais e diversas missões que envolvam crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.
Portanto, como nos lembra o Papa Francisco, "a proteção das crianças, dos adolescentes e das pessoas vulneráveis fazem parte integrante da mensagem evangélica que a Igreja e todos os seus membros são chamados a espalhar pelo mundo, o próprio Cristo confiou-nos o cuidado e a proteção dos pequeninos e indefesos: «Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que o recebe» (Mt18,5).” (DDSPCAPV, Art.22º). Sigamos com zelo, fidelidade e determinação nossa missão na Igreja!
Para contatos com o Serviço de Proteção, disponibilizamos:
Telefone: (91) 9 8487-0451 (WhatsApp)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Baixe aqui os documentos diocesanos sobre o Serviço de Proteção:
- Decreto de Instalação do Serviço de Proteção (CLIQUE AQUI)
- Diretrizes Diocesana do Serviço de Proteção (CLIQUE AQUI)
Disponibilizamos os links para aceso aos documentos da Igreja e PDF das Diretrizes e do Decreto Diocesano:
- CARTA APOSTÓLICA SOB FORMA DE «MOTU PROPRIO» VOS ESTIS LUX MUNDI DO SUMO PONTÍFICE FRANCISCO, SOBRE A PROTEÇÃO DOS MENORES E DAS PESSOAS VULNERÁVEIS.
- O PAPA CONFIRMA 'VOS ESTIS LUX MUNDI', O PROCEDIMENTO CONTRA ABUSOS
- LETTERA APOSTOLICA IN FORMA DI «MOTU PROPRIO» DEL SOMMO PONTEFICE FRANCESCO “VOS ESTIS LUX MUNDI”
- CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ VADEMECUM SOBRE ALGUNS PONTOS DE PROCEDIMENTO NO TRATAMENTO DOS CASOS DE ABUSO SEXUAL DE MENORES COMETIDOS POR CLÉRIGOS.
- CARTA APOSTÓLICA SOB FORMA DE «MOTU PROPRIO» SACRAMENTORUM SANCTITATIS TUTELA DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II. NORMAS SOBRE OS DELITOS MAIS GRAVES DE COMPETÊNCIA DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ.
- CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO
https://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf