Fonte da imagem: arquidiocesejuizdefora.org.br
DIOCESE DE BRAGANÇA DO PARÁ
SERVIÇO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E PESSOAS VULNERÁVEIS
O Serviço de Proteção nasceu na Diocese de Bragança do Pará em obediência e comunhão às orientações do Sumo Pontífice Francisco à Igreja, através da Carta Apostólica VOS ESTIS LUX MUNDI convidando todos os fiéis, iluminados por Jesus Cristo, “ser exemplo luminoso de virtude, integridade e santidade”.
Como cristãos batizados: presbíteros, diáconos, religiosas e religiosos, leigos e leigas, somos chamados a unirmos esforços na prevenção das violências de abuso sexual e proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis no âmbito das atividades realizadas dentro das Instituições eclesiais da Diocese de Bragança do Pará.
As primeiras reuniões para articulação dos membros, que voluntariamente aceitaram a missão do Serviço de Proteção, aconteceram em meados do segundo semestre do ano de 2021 com o convite oficial do Bispo Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces. No dia 31 de maio de 2022 foi emitido o Decreto Diocesano de Instalação do Serviço de Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis, formado por profissionais em diversas áreas: Ana Cristina de Quadros Rodrigues – Psicóloga, Ir. Sônia do Socorro Leal Bueno (Assistente Social), Natalina do Socorro Almeida Kato (Assistente Social), Vanilzo Sousa de Brito (Pedagogo) e Ir. Alcilene de Lima Silva (Teóloga).
A Equipe do Serviço de Proteção, após participação em cursos e formações ministrados pelo Núcleo Lux Mundi, começou a elaboração das Diretrizes Diocesanas que foram submetidas a aprovação dos Bispos da Diocese de Bragança, do núcleo Lux Mundi e dos membros que compõe o Serviço de Proteção da Diocese. As Diretrizes Diocesanas do Serviço de Proteção são normas que têm por objetivo “prevenir o abuso sexual, acolher e escutar as vítimas, bem como os acusados, promovendo ambientes seguros nas nossas instituições eclesiais e evitar o acobertamento dos casos de abuso sexual. Segundo o Papa Francisco, Deus espera de nós ações concretas e efetivas” (DDSPCAPV, Premissa). Todos poderão e deverão ter acesso as Diretrizes para que juntos, possamos assumir medidas de prevenção assumindo ações prudentes e íntegras na condução dos trabalhos pastorais e diversas missões que envolvam crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.
Portanto, como nos lembra o Papa Francisco, "a proteção das crianças, dos adolescentes e das pessoas vulneráveis fazem parte integrante da mensagem evangélica que a Igreja e todos os seus membros são chamados a espalhar pelo mundo, o próprio Cristo confiou-nos o cuidado e a proteção dos pequeninos e indefesos: «Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que o recebe» (Mt18,5).” (DDSPCAPV, Art.22º). Sigamos com zelo, fidelidade e determinação nossa missão na Igreja!
Para contatos com o Serviço de Proteção, disponibilizamos:
Telefone: (91) 9 8487-0451 (WhatsApp)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Baixe aqui os documentos diocesanos sobre o Serviço de Proteção:
- Decreto de Instalação do Serviço de Proteção (CLIQUE AQUI)
- Diretrizes Diocesana do Serviço de Proteção (CLIQUE AQUI)
Disponibilizamos os links para aceso aos documentos da Igreja e PDF das Diretrizes e do Decreto Diocesano:
CARTA APOSTÓLICA SOB FORMA DE «MOTU PROPRIO» VOS ESTIS LUX MUNDI DO SUMO PONTÍFICE FRANCISCO, SOBRE A PROTEÇÃO DOS MENORES E DAS PESSOAS VULNERÁVEIS.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ VADEMECUM SOBRE ALGUNS PONTOS DE PROCEDIMENTO NO TRATAMENTO DOS CASOS DE ABUSO SEXUAL DE MENORES COMETIDOS POR CLÉRIGOS.
CARTA APOSTÓLICA SOB FORMA DE «MOTU PROPRIO» SACRAMENTORUM SANCTITATIS TUTELA DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II. NORMAS SOBRE OS DELITOS MAIS GRAVES DE COMPETÊNCIA DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO
https://www.vatican.va/archive/cod-iuris-canonici/portuguese/codex-iuris-canonici_po.pdf